Único Pai Natal certificado da Península Ibérica é português

O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.

© Câmara Municipal de Vagos

De acordo com o Município de Vagos, a visita do Pai Natal às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo realiza-se de 09 a 13 de dezembro.

“Vagos prepara-se para um mês de dezembro pleno de espírito natalício, com a realização de muitas iniciativas que visam celebrar esta época tão marcadamente sentida por todos”.

O certificado de juramento de Pai Natal foi passado a Carlos Rocha, mais conhecido por ‘Jackas’, pela escola americana Charles W. Howard Santa Claus School.

Carlos Rocha é ator, professor de animação e expressão, e foi fundador do grupo de teatro para a infância – Arlequim e do Museu do Brincar, em Vagos.

O ator, que desde muito novo se interessou pelas tradições associadas ao Natal, é o único português certificado pelo Conselho de Paz de S. Nicolau (com sede em Antalya, Turquia, terra de origem do santo que inspirou a criação da figura do Pai Natal) e pela norte-americana Irmandade Internacional dos Verdadeiros Pais Natal de Barbas.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, esta autarquia do distrito de Aveiro indicou que, logo no início do mês de dezembro, será instalada a iluminação de Natal, no largo da Biblioteca Municipal João Grave, praças da Corredoura e da República, Museu do Brincar, rotundas da vila de Vagos e largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira.

A partir do dia 14, tem início o evento “Vagos, o Nosso Natal”, com a chegada do Pai Natal, acompanhado pela Minnie, pelo Mickey e pela mascote do Museu do Brincar, o Biskinho.

“O desfile será encabeçado pela Banda Vaguense, com guarda de honra dos Pais Natal motorizados dos Bombeiros Voluntários de Vagos. Percorrerá as três praças onde o evento estará centralizado: largo da Biblioteca Municipal de Vagos, praça da Corredoura e praça da República”.

No Museu do Brincar estará a Casa do Pai Natal, e, ao longo dos 15 dias do evento, decorrerão concertos, espetáculos, animação de rua, pinturas faciais, teatro, artesanato e histórias à fogueira.

Será também colocado um mega-carrossel na praça da Corredoura e outro na praça da República.

Destaque para a edição de Natal da FaaVa — Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos, que acontecerá durante o dia 15 de dezembro.

Nos dois dias seguintes realiza-se a oficina de artes “É Natal”, a oficina de teatro “Diverte-te”, o teatro interativo “Falta uma peça”, a peça teatral “Por favor! Ajuda!” e a dança interativa “Ou é ou Noel”, que se repetirão numa base diária.

No dia 18, o destaque vai para duas apresentações do Somnium Circus — Especial Natal, enquanto no dia 19 as pinturas faciais vão fazer as delícias dos mais pequenos.

“O ponto alto terá lugar com as celebrações do IX aniversário da Biblioteca Municipal João Grave, com o contador de histórias Rodolfo Castro, a música de Nuno Cipriano e a presença da artista plástica Edna Larião”.

O dia 21 vai ser aproveitado para uma sessão de cinema de Natal, no auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos, tendo como ponto forte o concerto do Coral de Santa Cecília de Calvão.

No dia seguinte, Edna Larião é a protagonista da atividade “Retrata o teu Natal”, tendo lugar um concerto com o Grupo Coral S. Salvador de Covão do Lobo e a atuação da Escola de Música “Música Convida” de Ponte de Vagos.

A atuação da Escola de Música da Filarmónica Vaguense está agendada para o dia 23, enquanto na véspera de Natal e no dia 26 haverá teatro, dança e pinturas faciais.

Para o dia 27 está prevista a atuação de Zé Mágico, no dia 28 a atuação da Escola de Música de Calvão e o concerto com o vencedor do The Voice Portugal, Gustavo Reinas.

O “Vagos, o Nosso Natal” despede-se com a performance de fogo “Christmas Fire”, no dia 29.

Segundo a Câmara Municipal de Vagos, o Pai Natal vai estar também no Museu do Brincar de 17 a 20 de dezembro, onde estará patente a exposição “Tradições de Natal”.

“Teremos os passeios de moliceiro pelo Rio Boco nos dias 21 e 28, e visitas guiadas aos Moinhos e Azenhas no dia 21 e à Casa-Museu Gandaresa de Santo António de Vagos, nos dias 22 e 29 de dezembro”.

Últimas de Cultura

A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.
A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai iniciar em 2025 uma expansão do parque dedicada à arquitetura contemporânea, num investimento de sete milhões de euros que inclui obras de Souto Moura, Siza Vieira e Koolhaas.
O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, acolhe nos dias 29 e 30 a Mostra Estufa, uma iniciativa da companhia Erva Daninha, que funciona como "incubadora de novos criadores e propostas emergentes" de circo contemporâneo, foi hoje anunciado.
A obra de Jean Painlevé, pioneiro do cinema documental que desvendou a vida subaquática, é exposta pela primeira vez em Portugal, na Culturgest, em Lisboa, numa revelação do investigador da Sorbonne que foi parte do surrealismo francês.
A proposta da Arte Equestre Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade vai ser analisada em dezembro, na reunião do Comité intergovernamental da UNESCO, em Assunção, no Paraguai, disse à agência Lusa fonte da candidatura.