UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

O Conselho da União Europeia (UE) deu hoje o aval às novas regras para a redução da exposição, nomeadamente das crianças, ao fumo passivo e aos aerossóis, no âmbito do plano europeu de luta contra o cancro.

© D.R.

A medida prevê a criação de zonas ao ar livre onde é interdito fumar, nomeadamente na proximidade de escolas e de edifícios públicos, praias e esplanadas de restaurantes.

A intenção é desencorajar o consumo de tabaco e de produtos emergentes, especialmente entre os jovens, e lutar contra a dependência da nicotina.Cabe a cada Estado-membro analisar e aplicar a recomendação de acordo com o seu contexto nacional.

Segundo um comunicado, o Conselho da UE “adotou hoje uma recomendação que ajudará a reduzir a exposição ao fumo passivo e aos aerossóis e a alcançar uma geração livre de tabaco na Europa até 2040, tal como previsto no Plano Europeu de Luta contra o Cancro.

A presente recomendação centra-se especialmente na melhoria da proteção das crianças e dos jovens contra os efeitos adversos do tabagismo passivo, nomeadamente no apelo à inclusão, nas políticas nacionais antitabagismo, dos produtos como cigarros eletrónicos e tabaco aquecido.

Últimas do Mundo

O incêndio num bar da estância de esqui de Crans-Montana, na Suíça, durante a noite de Passagem de Ano, provocou a morte de cerca de 40 pessoas e feriu aproximadamente outras 115, anunciou hoje a polícia do cantão de Valais.
O líder do hospital público de Macau revelou hoje que a região, que em 2024 já teve a mais baixa natalidade do mundo, registou em 2025 o menor número de nascimentos em quase 50 anos.
Os Estados Unidos (EUA) anunciaram novos ataques aéreos contra mais dois navios suspeitos de envolvimento no tráfico de droga, que causaram a morte de pelo menos cinco pessoas.
A companhia Eurostar anunciou hoje a retoma de todos os serviços de comboios entre o Reino Unido e a Europa continental, após uma suspensão de várias horas devido a problemas técnicos, mas alertou para possíveis interrupções.
O antigo primeiro-ministro malaio Najib Razak foi hoje condenado a 15 anos de prisão por corrupção no fundo de investimento estatal 1Malaysia Development Berhad (1MDB).
A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.
A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.