Porto investe 6,5 milhões de euros em 18 novos camiões de recolha de lixo

A Câmara do Porto investiu 6,5 milhões de euros em 18 novos camiões de recolha de resíduos, 10 dos quais já adquiridos.

© D.R.

Falando sobre os novos camiões hoje apresentados, o autarca referiu que “vão fazer recolha do lixo urbano, de tudo aquilo que são os resíduos urbanos, com condições diferentes, em primeiro lugar porque permitem facilitar a operação, também dar melhores condições aos nossos trabalhadores, e desde logo fazer a segregação do lixo previamente, o que é importante”.

O presidente da Câmara do Porto falava no Parque da Cidade durante a apresentação de 10 novos veículos já adquiridos pelo município, por quatro milhões de euros, tendo empresa municipal Porto Ambiente já a decorrer um procedimento para comprar mais oito veículos por 2,5 milhões de euros.

“São camiões que permitem uma maior eficiência para a Porto Ambiente. Como sabem, nós há uns anos resolvemos internalizar o serviço de recolha e de limpeza numa empresa, e portanto é um investimento importante para a cidade”, defendeu o autarca.

De acordo com a Porto Ambiente, os 10 novos camiões são “viaturas de recolha e higienização de equipamentos de deposição de resíduos, dos quais nove a gás natural comprimido (GNC) e um a diesel”, e dos oito ainda em contratação, sete serão a GNC e um será “o primeiro elétrico da frota”.

Rui Moreira saudou ainda a internalização, pela empresa municipal Porto Ambiente, dos serviços de recolha de resíduos durante o seu mandato.

“Quando nós chegámos havia um sistema misto. Havia uma parte da cidade em que a recolha de lixo era própria, e havia duas concessões”, uma situação que “não interessava minimamente” ao município, defendeu.

Segundo Rui Moreira, a concessão tinha sido feita “descuidadamente”, porque “os concessionários tinham sido suposto ficarem com os trabalhadores da Câmara e assumirem esses custos, e esses trabalhadores rapidamente exerceram o seu direito e voltaram à Câmara”.

“Havia um sobrecusto e uma subqualidade. Toda a gente sabia que na cidade do Porto, nessa altura – estamos a falar em 2013, 2014 – o lixo era um tema que se falava”, recordou.

Segundo Rui Moreira, o “balanço final é muito positivo” em termos de custo mas também na avaliação do serviço.

“Numa concessão nós conseguimos medir o quê? A quantidade da recolha e conseguimos até quantificar quais são os quilómetros percorridos por estes veículos. Mas há uma coisa que nós nunca conseguíamos, que era a verificação da qualidade”, afirmou.

Para o presidente da autarquia, através da empresa municipal hoje há “uma forma de certificação da qualidade da limpeza que é completamente diferente” face a um serviço concessionado, apesar de salvaguardar que acredita “muito no setor privado”.

Últimas do País

As burlas foram responsáveis no ano passado por um prejuízo patrimonial superior a 65 milhões de euros, menos 41% face a 2023, uma diminuição que acompanha o decréscimo das denúncias deste tipo de crime em 2024, revela a PSP.
Recusou abandonar o hospital após alta clínica, intimidou profissionais de saúde e chegou a exigir casa e cirurgia inexistente. O caso arrastou-se durante meio ano no Hospital Amadora-Sintra e só terminou com intervenção policial.
A PSP deteve nos últimos dias no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos estrangeiros procurados internacionalmente por crimes sexuais, fraudes e burlas transnacionais, e captação indevida de depósitos, anunciou esta sexta-feira a força de segurança.
Portugal registou um aumento de infeções respiratórias graves, sobretudo nos maiores de 65 anos, e excesso de mortalidade na região Norte em pessoas de 75 a 84 anos, revelam dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
Agentes da PSP foram alvo de apedrejamento no Bairro da Cova da Moura, depois de tentarem intercetar uma viatura em fuga. Os suspeitos escaparam, mas deixaram para trás indícios de crime.
Dezenas de repartições de Finanças estão encerradas durante a manhã de hoje, até às 13h, e outras enfrentam constrangimentos no atendimento, enquanto decorre uma reunião ‘online’ de trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para discutir reivindicações salariais e laborais.
Uma mulher de 60 anos foi constituída arguida pela GNR por utilização indevida de cartão bancário na aquisição de vários bens, num valor superior a 3 mil euros, no concelho do Sabugal.
O segundo dia de greve dos trabalhadores da função pública estava às 09:00 de hoje a ter uma adesão elevada, com 75% na educação e 90% nas cantinas das universidades e politécnicos, disse à Lusa fonte sindical.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentaram hoje de manhã tempos de espera que rondava as 12 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
O desaparecimento de uma bebé no Hospital de Gaia não mostrou apenas uma falha de segurança: revelou um mercado milionário sem escrutínio, contratos feitos à porta fechada e sistemas supostamente infalíveis que afinal podem ser contornados.