México anuncia acordo com EUA para “ações coordenadas” anti-narcotráfico

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do México anunciou esta quinta-feira um acordo com os Estados Unidos para encetar "ações coordenadas" contra o narcotráfico.

© D.R.

Em comunicado, o ministério mexicano adiantou que o objetivo do plano, acordado em Washington entre autoridades de segurança dos dois países, é “reduzir as mortes” por fentanil nos Estados Unidos, bem como o tráfico de armas norte-americanas para cartéis mexicanos.

O anúncio seguiu-se a declarações do Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre não haver progressos na luta contra o narcotráfico por parte do México e Canadá que o façam considerar reverter a decisão de impor tarifas de 25% a ambos os países na próxima semana.

Questionado sobre se havia visto algum progresso para que México e do Canadá escapem ao aumento de tarifas, Trump respondeu que “de forma alguma, não em relação às drogas”, embora tenha havido melhorias em relação às travessias irregulares de fronteira.

Últimas de Política Internacional

A alta representante da União Europeia para a Política Externa, Kaja Kallas, chega hoje ao Egito para se reunir com o Governo, antes de visitar Israel e a Palestina na segunda-feira.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou hoje aos aliados da Ucrânia para pressionarem Moscovo a pôr fim à guerra, depois de novos ataques russos que causaram pelo menos três mortos e 10 feridos em Kiev.
O ministro da Justiça francês, Gérald Darmanin, quer que os estrangeiros condenados em França cumpram as penas no país de origem, noticiou hoje a imprensa francesa.
O Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, promulgou hoje a alteração da Constituição para permitir o aumento das despesas com a defesa e criar um fundo de desenvolvimento de 500.000 milhões de euros, anunciou a presidência.
O chefe da diplomacia dos talibãs afegãos recebeu hoje em Cabul uma delegação norte-americana chefiada pelo enviado dos Estados Unidos para os prisioneiros, Adam Boehler, anunciou o gabinete do ministro Amir Khan Muttaqi.
A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, saudou hoje o anúncio de Trump de ajuda à defesa aérea da Ucrânia como extremamente importante.
As próximas conversações russo-americanas sobre o conflito na Ucrânia vão decorrer na Arábia Saudita no domingo ou no início da próxima semana, anunciou hoje o Kremlin (presidência russa).
O parlamento argentino deu luz verde ao governo do ultraliberal Javier Milei para concluir um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre um novo empréstimo para refinanciar a dívida argentina.
A carta que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou ao Irão na semana passada, instando o país a negociar sobre o programa nuclear iraniano, incluía um prazo de dois meses para se chegar a um novo acordo
O Governo dos Estados Unidos reconheceu num tribunal federal que está a tentar obter informações confidenciais sobre imigrantes indocumentados, no âmbito da atual campanha de deportação, avançou a estação norte-americana de televisão CNN.