Forças Armadas italianas reforçam segurança em Roma para funeral do Papa

As Forças Armadas italianas vão reforçar a segurança com um sistema anti-drone, caças e um contratorpedeiro na costa de Fiumicino, perto do principal aeroporto de Roma, para o funeral do papa Francisco no sábado, disseram fontes oficiais.

© DR

O imponente dispositivo de segurança para o funeral de Francisco inclui o destacamento de cerca de 4.000 polícias, bem como atiradores, especialistas em deteção de explosivos, uma zona de exclusão aérea e controlos exaustivos nos aeroportos e estações, num destacamento sem precedentes motivado pela presença de dezenas de líderes mundiais que chegarão a Roma para assistir à cerimónia.

Está prevista a presença de 50 chefes de Estado e de Governo e 10 monarcas, bem como cerca de 130 delegações, de acordo com a sala de imprensa do Vaticano.

O plano de segurança para o qual a Itália contribui visa ativar sistemas de deteção de drones hostis para neutralizar potenciais ameaças aéreas, bem como a possibilidade de utilizar caças Eurofighter para patrulhar o espaço aéreo.

A marinha italiana vai também enviar um contratorpedeiro como parte dos acordos de proteção marítima nas águas perto do principal aeroporto de Roma, Fiumicino, que deverá ser o ponto de chegada e de partida de muitas das delegações internacionais que participam no funeral.

O funeral de Francisco, que morreu na segunda-feira aos 88 anos, terá lugar na Praça de São Pedro, no Vaticano, após o que será trasladado e sepultado na basílica romana de Santa Maria Maior.

Entre os dignitários confirmados estão o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o chefe de Estado da Argentina — país natal do pontífice — Javier Milei.

Também o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, estará presente.

De Portugal, vão participar as três mais altas figuras do Estado – o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro -, bem como o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vão igualmente marcar presença.

Entre os monarcas presentes nas cerimónias fúnebres estão o rei de Espanha Felipe VI (também chefe de Estado) e a rainha Letizia.

Últimas do Mundo

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.
A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.