Estrangeiros espalham terror em Coimbra e Carregal do Sal. Um deles é motorista TVDE

Um motorista de TVDE, identificado como P.P., e um operário fabril, A.C., utilizaram uma réplica de arma de fogo, concretamente uma pistola de ‘airsoft’, para levar a cabo vários assaltos violentos em 2023, nos distritos de Coimbra e Viseu.

© D.R.

Dois homens de nacionalidade brasileira, com 28 e 29 anos, foram condenados pelo Tribunal de Viseu a seis anos de prisão, pelos crimes de roubo qualificado, roubo simples, falsificação agravada de documentos e uma contraordenação.

Segundo o Correio da Manhã (CM), os arguidos — um motorista de TVDE, identificado como P.P., e um operário fabril, A.C. — utilizaram uma réplica de arma de fogo, concretamente uma pistola de ‘airsoft’, para levar a cabo vários assaltos violentos em 2023, nos distritos de Coimbra e Viseu.

Além da pena de prisão, P.P. foi ainda condenado à pena acessória de expulsão do território nacional, ficando proibido de regressar a Portugal por um período de cinco anos. Ambos terão também de indemnizar duas das vítimas, num montante total de 3.450 euros.

O jornal avança que o primeiro assalto teve lugar a 30 de abril do ano passado, nos arredores de Coimbra. Os dois homens escolheram zonas isoladas com caixas multibanco, com o intuito de roubar o dinheiro levantado pelas vítimas. Em Carvalhais de Baixo, chegaram a pintar com spray a câmara de vigilância de uma ATM, antes de abordarem um homem. Um dos assaltantes encostou a pistola falsa às costas da vítima e ordenou-lhe que retirasse 200 euros. Como esta não tinha saldo suficiente, acabaram por lhe roubar o telemóvel, fugindo de seguida de carro.

No mês seguinte, em maio, decidiram assaltar uma loja de produtos chineses em Carregal do Sal. De rosto parcialmente tapado com gorros e óculos de sol, entraram no estabelecimento e, novamente, exibiram a arma de ‘airsoft’. Um dos homens apontou a pistola à funcionária e exigiu que esta entregasse o dinheiro da caixa. Perante a recusa, a mulher foi violentamente agredida: foi agarrada pelo pescoço, atirada ao chão e espancada com murros e pontapés. A dupla fugiu com cerca de 60 a 70 euros.

Num outro episódio, ocorrido na Avenida Fernão de Magalhães, em Coimbra, os dois abordaram uma mulher e ameaçaram-na com a arma falsa. A vítima foi agredida e forçada a entregar a mochila, avaliada em 700 euros, contendo diversos bens pessoais.

De acordo com o tribunal, a ideia para os assaltos partiu de A.C., que convenceu P.P. a participar, sob a promessa de divisão igualitária dos lucros. Durante o julgamento, ambos os arguidos confessaram os crimes e entregaram voluntariamente 1.650 euros como forma de compensação às vítimas.

Últimas do País

A Barragem do Caia, em Elvas, no distrito de Portalegre, concluiu as descargas à superfície e de fundo, que terão libertado "entre 20 a 25 milhões de metros cúbicos" de água, revelou hoje fonte da entidade gestora.
No pavilhão do Souto da Carpalhosa, em Leiria, chegaram a estar 26 desalojados por causa da depressão Kristin. Hoje, ainda há 12 pessoas, entre elas Filomena e Vitor, há quase três semanas à espera de dias melhores.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela estima prejuízos de 500 mil euros na sequência das recentes tempestades, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição, que lamentou a falta de respostas para estas organizações.
Mais de metade das 232 intoxicações medicamentosas voluntárias de jovens registadas nos últimos seis anos na Urgência Pediátrica da ULS Santa Maria ocorreu em 2024 e 2025 e a maioria foi feita com medicamentos disponíveis em casa.
A administração do hospital de Portalegre abriu um inquérito interno a uma enfermeira suspeita de ter agredido e insultado uma utente, a bordo de uma ambulância, quando se deslocava para um hospital em Lisboa, para realizar exames.
A PSP deteve mais de 1.000 pessoas, cerca de metade por crimes rodoviários, e apreendeu 40.402 artigos de pirotecnia durante a operação Carnaval em Segurança 2026, anunciou a polícia.
Viseu tem prejuízos superiores a 2,5 milhões de euros (ME) na sequência do mau tempo e o presidente da Câmara disse hoje que quer integrar a lista de municípios em calamidade para ter apoio do Governo.
Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter com epicentro em Alenquer, no distrito de Lisboa, foi registado ao início da tarde hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os agricultores do Alentejo declararam 75,8 milhões de euros de prejuízos provocados pelo mau tempo, desde 29 de janeiro e até hoje, revelou à agência Lusa fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional (CCDR).
A GNR, com a cooperação da Guardia Civil espanhola, desmantelou na quarta-feira uma rede organizada de tráfico de droga com ramificações internacionais e deteve 20 pessoas nos concelhos de Mafra, Sintra, no distrito de Lisboa, e em Setúbal.