Mais de 50.000 deslocados devido a incêndios na Turquia

Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas temporariamente na Turquia devido a incêndios florestais que têm afetado as províncias de Esmirna, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou esta segunda-feira a Agência Turca de Gestão de Catástrofes (AFAD).

© D.R.

“Mais de 50.000 cidadãos de 41 localidades foram temporariamente deslocados para zonas seguras“, declarou a AFAD nas redes sociais, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O distrito de Seferihisar, na província ocidental de Esmirna, foi o mais afetado pelos incêndios que assolam a região desde domingo.

A AFAD disse que 42.300 pessoas foram retiradas de seis localidades de Seferihisar, enquanto 2.936 e 1.500 pessoas, respetivamente, tiveram de ser deslocadas das províncias de Manisa e Hatay, informou a agência.

Nas operações, 79 pessoas tiveram de receber assistência médica em hospitais locais.

Na província de Esmirna, 132 casas e um estabelecimento comercial foram danificados pelo fogo, enquanto em Bilecik 64 casas, três estabelecimentos comerciais e 20 estábulos foram afetados, informou a agência.

A luta contra as chamas prosseguia esta segunda-feira nas províncias de Esmirna e Manisa, onde casas e zonas industriais estavam a ser afetadas por um incêndio florestal desde domingo.

Um incêndio florestal deflagrou esta segunda-feira perto do centro de Hatay, provocando o pânico entre a população, segundo os meios de comunicação social turcos.

O incêndio florestal na província de Esmirna, que deflagrou cerca das 13h00 locais (11h00 em Lisboa) de domingo, propagou-se rapidamente devido a ventos de 70 a 117 quilómetros por hora, segundo o governador local, Suleyman Elban.

Últimas do Mundo

Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.