Mais de 50.000 deslocados devido a incêndios na Turquia

Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas temporariamente na Turquia devido a incêndios florestais que têm afetado as províncias de Esmirna, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou esta segunda-feira a Agência Turca de Gestão de Catástrofes (AFAD).

© D.R.

“Mais de 50.000 cidadãos de 41 localidades foram temporariamente deslocados para zonas seguras“, declarou a AFAD nas redes sociais, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O distrito de Seferihisar, na província ocidental de Esmirna, foi o mais afetado pelos incêndios que assolam a região desde domingo.

A AFAD disse que 42.300 pessoas foram retiradas de seis localidades de Seferihisar, enquanto 2.936 e 1.500 pessoas, respetivamente, tiveram de ser deslocadas das províncias de Manisa e Hatay, informou a agência.

Nas operações, 79 pessoas tiveram de receber assistência médica em hospitais locais.

Na província de Esmirna, 132 casas e um estabelecimento comercial foram danificados pelo fogo, enquanto em Bilecik 64 casas, três estabelecimentos comerciais e 20 estábulos foram afetados, informou a agência.

A luta contra as chamas prosseguia esta segunda-feira nas províncias de Esmirna e Manisa, onde casas e zonas industriais estavam a ser afetadas por um incêndio florestal desde domingo.

Um incêndio florestal deflagrou esta segunda-feira perto do centro de Hatay, provocando o pânico entre a população, segundo os meios de comunicação social turcos.

O incêndio florestal na província de Esmirna, que deflagrou cerca das 13h00 locais (11h00 em Lisboa) de domingo, propagou-se rapidamente devido a ventos de 70 a 117 quilómetros por hora, segundo o governador local, Suleyman Elban.

Últimas do Mundo

Dois homens ligados ao roubo de joias no Museu do Louvre foram detidos pela polícia no sábado à noite, segundo a France-Presse, que cita fontes ligadas ao caso sem as identificar.
Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter atingiu esta madrugada a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, sem que as autoridades do arquipélago tivessem emitido alerta de tsunami.
A taxa de desemprego em Espanha aumentou ligeiramente no terceiro trimestre, atingindo os 10,45% da força de trabalho, face aos 10,29% do final de junho, segundo os dados oficiais divulgados hoje.
Soam os alarmes em Espanha com o presidente do Governo a preparar a maior regularização da história do país vizinho, abrindo caminho à residência e à nacionalidade para centenas de milhares de estrangeiros sem documentos.
A Comissão e o Parlamento europeus apelaram hoje ao consenso entre os Estados-membros para pôr fim ao acerto sazonal dos relógios na primavera e outono, sublinhando o impacto na saúde de uma prática que "já não serve qualquer propósito".
Quase 37.000 pessoas entraram no Reino Unido desde o início deste ano atravessando ilegalmente o Canal da Mancha, o que supera o número registado em todo o ano de 2024, anunciou hoje Ministério do Interior britânico.
O Museu do Louvre reabriu as portas aos visitantes hoje de manhã pela primeira vez desde o roubo feito no domingo por quatro assaltantes que levaram oito joias, causando um prejuízo estimado em 88 milhões de euros.
O Parlamento Europeu deu hoje “luz verde” à modernização das regras sobre cartas de condução na União Europeia, permitindo que jovens de 17 anos conduzam ao lado de um condutor experiente e a utilização de uma licença digital.
Uma investigação do jornal britânico The Telegraph revelou que dezenas de requerentes de asilo no Reino Unido estão a ser batizados em banheiras de hotéis como forma de reforçar os seus pedidos de residência. O caso está a gerar polémica e a levantar dúvidas sobre o eventual uso fraudulento de conversões religiosas como estratégia para escapar à deportação.
Uma suspeita pelo roubo organizado de pepitas de ouro do Museu Nacional de História Natural francês, em Paris, foi indiciada por aquele crime e continua detida, anunciou hoje a procuradora Laure Beccuau.