Pela honra da farda

As forças de segurança constituem a espinha dorsal da ordem social e da estabilidade da República. São, acima de tudo, uma afirmação viva de compromisso com a Nação e patriotismo autêntico. Nesse sentido, cada homem e cada mulher que enverga uma farda carrega consigo não apenas um dever funcional, mas um imperativo moral, que é o de proteger a Vida, garantir a Ordem e preservar a Soberania. A farda que vestem é símbolo de integridade ética, de nobreza de espírito e de coragem quotidiana – e nela se inscreve, de forma eloquente, o sacrifício que assegura o Bem Comum.

Todavia, o reconhecimento institucional que lhes é devido tem sido sistematicamente negado por sucessivos governos, que se têm revelado incapazes de compreender o papel essencial destas forças. Aliás, os últimos anos são testemunho de um desprezo constante, manifestado no progressivo empobrecimento das suas condições de trabalho, nos salários desajustados face à responsabilidade da missão, na ausência de equipamento moderno e digno, na degradação das instalações e, sobretudo, no aumento intolerável das agressões contra agentes da autoridade — algumas das quais fatais — perante o silêncio das instâncias políticas e judiciais.

Esta negligência reiterada, fruto de uma incompetência estrutural e de uma cegueira ideológica persistente, deve envergonhar todos aqueles que, tendo poder, escolheram virar o rosto àqueles que, todos os dias, sem excepção, arriscam a vida pelo bem de todos nós.

Neste contexto, torna‑se evidente que Portugal jamais poderá aspirar a ser um país equilibrado e seguro enquanto persistirem estas falhas gravíssimas. A coesão nacional começa no respeito por quem protege o Estado e os seus cidadãos, e, por isso, é imperioso dotar as forças de segurança de salários justos, condições materiais adequadas, reconhecimento institucional, valorização profissional e protecção jurídica. Esta transformação implica uma ruptura definitiva com o paradigma ideológico dominante, que durante décadas tem condicionado a acção política com preconceitos contra a autoridade, alimentando uma cultura de permissividade, relativismo e desresponsabilização. Em suma, só com coragem política e sentido de dever poderá ser afirmada e implementada uma visão clara de forças de segurança fortes, respeitadas e preparadas para manter a Ordem, proteger os inocentes e garantir a Soberania.

A urgência desta mudança é ainda mais clara quando se observa a actual conjuntura, marcada por uma deterioração acelerada do contexto interno de segurança. Como tem sido tornado claro, Portugal enfrenta hoje ameaças reais, entre as quais a actividade de células terroristas oriundas do Indostão, com ligações transnacionais e capacidade de mobilização ideológica, bem como grupos criminosos oriundos da América do Sul, que estão a fomentar o tráfico de droga, a lavagem de dinheiro e a violência de rua. A estas realidades juntam‑se outras, tais como o aumento do tráfico de seres humanos, o crescimento da delinquência juvenil organizada, a proliferação de armas ilegais, a intensificação da agressividade contra agentes de autoridade e a perda progressiva de controlo sobre zonas inteiras do território nacional. Se não alterarmos, com determinação, o paradigma político e jurídico vigente, estaremos não apenas a hipotecar a segurança, mas a comprometer o próprio futuro da nossa civilização.

É por isso que só o CHEGA está em condições de devolver à Nação a dignidade que merece, com verdade, com coragem e com a firmeza que a História nos exige. Quando chegar a nossa vez – e está para breve – saberemos estar à altura e prontos para dar a Portugal uma nova página, começando pelas nossas Forças de Segurança.

Artigos do mesmo autor

As eleições legislativas de 18 de Maio determinaram uma alteração profunda no eixo político nacional, conferindo ao CHEGA a dupla responsabilidade de ser não apenas o legítimo líder da oposição política em Portugal, mas também o único e verdadeiro motor de uma mudança de paradigma governativo que se impõe com carácter de urgência. Após cinquenta […]

Nos últimos cinquenta anos, o PSD tem-se apresentado, perante os cidadãos das regiões autónomas, como o partido da Autonomia. Ao fazê-lo, com uma arrogância quase messiânica, não hesita em evocar o legado de Francisco Sá Carneiro, um verdadeiro estadista que compreendeu a essência da Autonomia Política com uma lucidez que hoje falta a certa classe […]

Ao longo das últimas décadas, PSD e PS têm destruído a política nacional, convertendo a governação num exercício pequeno, baixo, fútil e mesquinho para a conquista e manutenção do poder. Neste contexto, o Estado, que deveria garantir o Bem Comum, tornou-se refém de interesses obscuros, gerido por uma (suposta) elite sem visão estratégica, alheia às […]

Portugal é um país dotado de uma riqueza e potencial invejáveis. Temos uma cultura milenar que atravessa séculos de história e um legado de boas relações interculturais, reflexo do papel que desempenhámos na expansão global. Além disto, temos uma localização geográfica privilegiada, que nos posiciona no centro de rotas financeiras, logísticas e de conhecimento. Por […]

Portugal enfrenta, neste preciso momento, duas ameaças de proporções devastadoras, que, agindo em simultâneo, procuram destruir o nosso modo de vida, apagar a nossa identidade e arrancar as raízes que nos definem como Povo, assumindo, também, os objetivos de aniquilar os valores que nos caracterizam enquanto civilização e subjugar a população a uma visão globalista […]