SNS com seis serviços de urgência fechados no sábado e oito no domingo

Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e sete no domingo, segundo informação oficial, que indica ainda o fecho da urgência pediátrica do Hospital Vila Franca de Xira no fim de semana.

© D.R.

De acordo com as escalas de urgência publicadas no Portal do SNS, prevê-se o encerramento no sábado das urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, do Hospital Vila Franca de Xira, do Hospital Distrital das Caldas da Rainha, do Hospital Infante Dom Pedro, em Aveiro, e Hospital de Santo André, em Leiria.

Estes serviços permanecem fechados no domingo, dia em que estarão também encerradas as urgências destas especialidades no Hospital Garcia de Orta, em Almada, enquanto no Hospital Distrital de Santarém estará fechada a urgência de Obstetrícia.

O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, receberá apenas, durante o fim de semana, os casos encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

No domingo, o serviço de urgência destas especialidades do Hospital Doutor Manoel Constâncio, em Abrantes, também só receberá as utentes referenciadas pelo INEM, entre as 21:00 e as 24:00.

Durante o fim de semana, a urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra estará igualmente referenciada, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24, segundo a informação disponibilizada no Portal do SNS, consultada pela Lusa às 11:00 de hoje.

As escalas, atualizadas pelos hospitais, indicam ainda que estarão abertos cerca de 128 serviços de urgência em todo o país, a que se juntam cerca de 30 de ginecologia e obstetrícia que estarão a funcionar no âmbito do projeto-piloto, que implica um contacto prévio das utentes com a linha SNS 24.

Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Últimas do País

Os Passadiços do Paiva, que foram atingidos pelo incêndio que fustigou o concelho de Arouca, no distrito de Aveiro, durante três dias, vão reabrir parcialmente ao público no sábado, foi anunciado esta sexta-feira.
A Polícia Marítima realizou uma ação de fiscalização à pesca do polvo na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde, no distrito do Porto, tendo levantado um auto de notícia por infração ao período de defeso.
A Federação Nacional da Educação (FNE) pediu esta sexta-feira uma reunião urgente para que o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) preste esclarecimentos sobre as medidas que apresentou na quinta-feira e que incluem a extinção de organismos.
A praia da Nazaré está interdita a banhos até serem conhecidos os resultados das análises efetuadas, após uma falha técnica que originou uma descarga nos esgotos pluviais e maus cheiros, informou esta sexta-feira o município.
O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Simões Ribeiro, afirmou esta sexta-feira que os meios de combate a incêndios são suficientes, mas, com tantos fogos, não conseguem “estar em todo o lado ao mesmo tempo”.
Um homem de 53 anos foi detido por suspeita de ter ateado um incêndio em área florestal do concelho de Chaves, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real.
Portugal continental registou 264 mortes em excesso no período de alerta de calor, iniciado há uma semana, mais 21,2% face ao previsto, sobretudo nos maiores de 75 anos e na região Norte, revelam hoje dados da DGS.
Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e sete no domingo, segundo informação oficial, que indica ainda o fecho da urgência pediátrica do Hospital Vila Franca de Xira no fim de semana.
A Polícia Judiciária (PJ) informou hoje que deteve um homem de 29 anos por suspeita de homicídio qualificado, profanação de cadáver e posse de arma proibida, num crime que terá ocorrido em Lisboa na noite de terça para quarta-feira.
Um avião Canadair empenhado no combate ao incêndio que deflagrou em Penafiel, distrito do Porto, e que se alastrou para Gondomar, sofreu esta quinta-feira danos estruturais durante a operação de carga de água no Rio Douro.