A7 reaberta ao trânsito nos dois sentidos na zona de Fafe

A Autoestrada 7 (A7) foi reaberta ao trânsito pelas 09:40 de hoje nos dois sentidos na zona de Fafe, distrito de Braga, após o corte de várias horas devido a um incêndio que deflagrou esta madrugada, indicou a GNR.

© Facebook / GNR

Segundo a GNR, a A7, que esteve cortada entre Fafe e Basto, no município de Cabeceiras de Basto, foi cortada ao trânsito pelas 04:00 em ambos os sentidos, em resultado do incêndio que deflagrou em São Gens, Fafe, cerca das 03:45.

Sobre O incêndio, o mesmo continua a “arder com intensidade e na direção das aldeias de Casadela e Boucinha”, adiantou, pelas 10:10, o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo este responsável, o combate às chamas vai ser reforçado com mais um meio aéreo, que será posteriormente rendido por um outro, acrescentando que o objetivo dos operacionais é fazer um ataque forte e efetivo para que as chamas não cheguem às duas aldeias.

O incêndio que deflagrou em São Gens, Fafe, cerca das 03:45, estava, às 10:30, a ser combatido por 77 operacionais, 25 viaturas e três meios aéreos.

Últimas do País

As detenções por crimes rodoviários destacam-se entre as 2.987 pessoas detidas pelo Comando Metropolitano da PSP do Porto em 2024, nomeadamente por falta de carta de condução e por condução em estado de embriaguez, foi hoje divulgado.
O incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês consumiu “mais de 7.500 hectares” daquela zona natural protegida, há “prejuízos avultados” em várias áreas e animais sem pasto, disse hoje o presidente da Câmara de Ponte da Barca.
A Autoestrada 7 (A7) foi reaberta ao trânsito pelas 09:40 de hoje nos dois sentidos na zona de Fafe, distrito de Braga, após o corte de várias horas devido a um incêndio que deflagrou esta madrugada, indicou a GNR.
A Proteção Civil perspetiva que os quatro grandes incêndios que se mantêm em Portugal continental hoje de manhã, em Vila Real, Celorico de Basto, Arcos de Valdevez e Fafe, sejam dados como dominados durante o dia.
O prazo para apresentar a candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior termina hoje e há menos 10.845 inscritos do que no ano passado.
Um incêndio que lavra desde sábado em Celorico de Basto, no distrito de Braga, continua ativo e a mobilizar mais de 250 bombeiros, indicou o comando sub-regional de operações de socorro do Tâmega e Sousa.
O número de pessoas assistidas na Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria com sintomas relacionados com a contaminação que se verificou na sexta-feira na água da praia da Nazaré aumentou hoje para 116.
Mais de 1.980 operacionais, apoiados por 616 meios terrestres e 22 meios aéreos, estavam hoje, pelas 14:30, a combater 90 incêndios em Portugal continental, com destaque para o fogo de Vila Real, de acordo com o ‘site’ da Proteção Civil.
Dois incêndios estão a lavrar em área de pinhal e mato em Torgueda e Siralhelhos, Vila Real, e para o local estavam mobilizados pelas 09:44 cerca de 220 operacionais e 10 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.
Até hoje ao final da manhã foram assistidas 50 pessoas na Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria com sintomas relacionados com a contaminação que se verificou na sexta-feira na água da praia da Nazaré.