Os deputados do CHEGA anunciaram que irão doar o aumento salarial de 5 % previsto para o próximo mês às vítimas dos incêndios florestais, num gesto simbólico que visa reforçar o compromisso com o povo português.
A decisão, divulgada esta sexta-feira pelo presidente do partido, André Ventura, foi tomada num momento em que Portugal enfrenta uma fase crítica no combate às chamas. Sete grandes incêndios lavram hoje no país, levando o Governo a prolongar a situação de alerta até domingo, dia 17, face ao que a ministra da Administração Interna classificou como “calamidade nacional”.
“Não aceitamos ser aumentados enquanto o povo sofre e perde as suas casas para o fogo. Este aumento não ficará connosco; será imediatamente canalizado para quem mais precisa, nomeadamente as vítimas dos incêndios que devastaram o país”, sublinhou o líder do segundo maior partido com assento parlamentar.
Recorde-se que, desde o início da legislatura, 5 % do vencimento dos deputados do CHEGA tem sido doado mensalmente a diversas associações espalhadas pelo território nacional, incluindo corporações de bombeiros, famílias em situação de vulnerabilidade, instituições de solidariedade social e grupos que apoiam grávidas em condições precárias.
“Enquanto este país não tiver salários decentes, os políticos também não devem ter salários decentes”, concluiu André Ventura.