Queimou-se a roubar cobre em Espanha. Após 11 dias no hospital, é detido

Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.

© D.R.

Segundo um comunicado de hoje da Guarda Civil espanhola, a tentativa de roubo ocorreu na noite de 06 de outubro, nas instalações elétricas de La Janda (Andaluzia),

O suspeito sofreu uma descarga elétrica que o projetou a vários metros da subestação, onde se registou um pequeno incêndio.

O incidente deixou várias localidades e muitos clientes sem serviço de eletricidade.

A Polícia Judiciária de Barbate ficou encarregada do caso após uma denúncia da empresa responsável pela subestação e conseguiu vestígios biológicos e impressões digitais no local, além de ter analisado as imagens de videovigilância.

Os agentes policiais conseguiram identificar o suspeito sem sombra de dúvidas, mas pensaram inicialmente que tinha morrido, seguindo-se buscas exaustivas nas imediações.

Foi ao investigar centros de saúde e hospitais da região que a PJ localizou um homem com as características que coincidiam com o perfil traçado para o ‘ladrão de cobre’.

Localizado, o suspeito teve alta e voltou para casa, mas foi detido “da forma menos lesiva possível para ele, sendo facilitados os tratamentos em ambulatório necessários para a sua recuperação, segundo a ‘Guardia Civil’.

Últimas do Mundo

A previsão é uma queda de 7% nos preços tanto em 2025 como em 2026, impulsionada pelo fraco crescimento económico global, pelo excedente crescente de petróleo e pela incerteza política, de acordo com o Commodity Markets Outlook, divulgado esta quarta-feira.
Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.
Cerca de 86% das empresas sofreram pelo menos um ciberataque no ano passado e quase um terço enfrentou cinco ou mais, de acordo com o '2025 Global Cybersecurity Skills Gap Report' da Fortinet hoje divulgado.
Os vídeos com representação visual de tortura ou violência, bem como sobre jogos de azar serão restritos a maiores de 18 anos, uma medida que faz da parte das mudanças anunciadas pelo YouTube.
A Europa está a sofrer uma mudança demográfica sem precedentes, com o número de muçulmanos a crescer 16% numa década e o de cristãos em queda acentuada, revela o Pew Research Center. O estudo aponta a imigração e a maior natalidade como causas principais.
O Partido Comunista Chinês estará a lucrar com contratos do Governo britânico para alojar imigrantes em hotéis. O relatório da Aliança Interparlamentar sobre a China (IPAC) aponta para investimentos chineses no Reino Unido avaliados em 190 mil milhões de libras, incluindo imóveis usados nesse programa.
O furacão Melissa está localizado a aproximadamente 215 quilómetros a sudeste de Kingston, capital da Jamaica, com ventos superiores a 280 quilómetros por hora, segundo o último relatório do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).
Um sismo de magnitude 2,0 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Benavente, no distrito de Santarém, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O furacão Melissa atingiu a sua força máxima nas Caraíbas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC, na sigla em inglês), que prevê “ventos devastadores” e “inundações catastróficas” na Jamaica, divulgou hoje a imprensa internacional.
As empresas da zona euro observaram uma ligeira subida das taxas de juro dos empréstimos bancários no terceiro trimestre, sobretudo as PME, foi hoje anunciado.