Movimento pede mais medidas para controlar e erradicar abandono de animais

O movimento "Pela Campanha de Esterilização de Animais Abandonados" pede aos partidos que alterem o artigo 108 da proposta do Orçamento do Estado, que consideram não responder à necessidade de controlar e erradicar o abandono de cães e gatos.

© D.R.

Num ‘email’ enviado na quarta-feira ao secretário de Estado da Agricultura, João Moura, e aos partidos da Assembleia da República, o movimento diz ter constatado que o artigo 108 da proposta de Governo do OE para 2026 é “uma cópia do artigo 147 do OE2025 (estabelece transferências financeiras para apoiar os Centros de Recolha Oficial de animais).

De acordo com o movimento, cerca de metade das autarquias do continente não fazem esterilizações ou fazem-no num número irrisório, “incapaz de sequer controlar o abandono quanto mais de o erradicar”.

“Os cálculos indicam a acumulação nos canis, em 31.12.2024, de 72.326 animais, que têm uma triste vida de clausura, e que custam às câmaras, um valor estimado em 110 milhões de euros por ano, ou seja um valor incomensuravelmente superior àquele que o OE25 destinou para apoiar as esterilizações (4 milhões de euros para municípios e associações), com valores por animal que carecem de atualização, e que o Governo se propõe manter em 2026”, segundo o movimento.

De acordo com o movimento, esta política pública arrasta-se há quase uma década.

“É um erro colossal que tem de ser corrigido com urgência a fim de se evitar mais sofrimento animal e se irem reduzindo as despesas permanentes derivadas do atual nível de abandono”, é sublinhado nos ‘emails’.

Por isso, o movimento pede aos partidos que vão discutir e apresentar propostas de alteração à proposta de OE do Governo e que “proponham e aprovem uma proposta inovadora que combata eficazmente a sobrepopulação de cães e gatos para que não se repita um ano como 2025”.

O movimento pede igualmente uma verdadeira campanha de esterilização que disponibilize esse serviço gratuitamente em todos os concelhos do continente e um reforço substancial da verba alocada de forma a reunir as competências privadas, congregadas numa ação nacional de emergência.

No domingo, o Movimento organizou um encontro de “Concelhos pelos Animais”, no qual cuidadores e protetores de animais abandonados e a viver nas ruas falaram sobre as experiências nos seus concelhos do país e chamaram a atenção para a escassez ou ausência total de medidas de esterilização.

Últimas do País

Vestiam fardas da Polícia Judiciária, exibiam mandados falsos e entravam em mansões como se fossem autoridades. A burla terminou esta terça-feira, com uma megaoperação da PJ em Loures que levou à detenção de 10 suspeitos ligados a uma onda de assaltos de alto valor na linha de Cascais.
A Associação Sindical dos Profissionais do Corpo da Guarda Prisional (ASPCGP) convocou para esta terça-feira o primeiro de quatro dias de greve para exigir investimento na carreira, criticando a “falta de visão estratégica” da tutela e o recente acordo.
A Capitania do Porto do Funchal acaba de acompanhar o IPMA no que toca à emissão de avisos à navegação e aos cidadãos no que toca à agitação marítima forte e aos cuidados na orça costeira do Arquipélago da Madeira. Um aviso em vigor, pelo menos, até às 06h00 de amanhã, 16 de Dezembro, mas que deverá ser prolongado, tendo em conta o período de vigência do aviso do IPMA.
Uma equipa da Comissão Europeia está entre hoje e quarta-feira em Lisboa para realizar uma avaliação "sem pré-aviso" às condições de segurança nas fronteiras áreas e marítimas portuguesas, avançou à Lusa o Sistema de Segurança Interna (SSI).
A procura das urgências hospitalares, do SNS 24 e do INEM aumentou entre 1 e 7 de dezembro, impulsionada pelo aumento de casos de gripe e infeções respiratórias, que atingiram níveis superiores aos de épocas anteriores, segundo a DGS.
O número de focos de gripe das aves em Portugal desde o início do ano subiu para 50, após terem sido confirmados mais quatro nos distritos de Santarém, Faro e Leiria, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Tribunal Constitucional (TC) declarou hoje inconstitucionais normas do decreto do parlamento que revê a Lei da Nacionalidade e de outro que cria a perda de nacionalidade como pena acessória no Código Penal.
O Hospital Curry Cabral, em Lisboa, realizou o primeiro transplante renal realizado integralmente por cirurgia robótica em Portugal, com o pai a doar o rim à filha, estando ambos a recuperar bem, anunciou hoje a ULS São José.
Portugal voltou a perder população para o estrangeiro. Depois da pandemia, a emigração acelerou e atingiu em 2023 o valor mais elevado dos últimos cinco anos, confirmando que milhares de portugueses continuam a procurar fora do país aquilo que não encontram cá dentro: trabalho, estabilidade e oportunidades.
Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) rejeitam as críticas que lhes foram dirigidas no fim de semana pelo presidente do INEM, lembram que sempre estiveram "na linha da frente" e que ignorar estes profissionais é "desperdiçar conhecimento".