Hospital de Barcelos quer urgência pediátrica a funcionar 24 horas por dia

A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) está a trabalhar para garantir o funcionamento do serviço de urgência pediátrica 24 horas por dia, assegurando uma resposta permanente e próxima aos doentes, foi hoje anunciado.

© D.R.

Em resposta escrita enviada à Lusa, a ULSBE refere que, já a partir de 01 de dezembro, aquele serviço passará a funcionar entre as 08:00 e as 24:00, quando atualmente funciona apenas até às 22:00.

Paralelamente, a ULSBE está a estudar a adoção de um regime de funcionamento entre as 00:00 e as 08:00 mediante referenciação via CODU, à semelhança do que ocorre com o Hospital Amadora-Sintra.

“Estas medidas têm como objetivo permitir o funcionamento do serviço 24 horas por dia, garantindo uma resposta permanente e próxima aos doentes pediátricos dos concelhos de Barcelos e Esposende”, no distrito de Braga, sublinha a ULSBE.

Atualmente, durante o período noturno, permanece escalado um médico especialista em pediatria, em presença física, para apoio ao internamento e a eventuais situações urgentes que possam ocorrer.

Em relação à proposta de Rede de Referenciação Hospitalar de Pediatria, que está atualmente em consulta pública, a ULSBE refere que está a preparar uma contraproposta que mantenha o Hospital de Barcelos com consulta de pediatria geral e de neurodesenvolvimento básico, atividade programada em ambulatório, serviço de urgência pediátrica, internamento de curta duração e internamento de pediatria geral.

A proposta em consulta pública prevê que o Hospital de Barcelos assegure apenas cuidados pediátricos básicos, designadamente consulta de pediatria geral e atividade programada em ambulatório.

A ULSBE sublinha que o Serviço de Pediatria tem merecido “uma atenção e investimento contínuos”.

“Encontra-se em curso um processo de requalificação do Serviço de Urgência e do internamento pediátrico, com conclusão prevista até agosto de 2026, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência. Este investimento visa reforçar a capacidade de resposta e assegurar uma prestação de cuidados mais integrada e eficaz, preparando igualmente a transição para o futuro novo Hospital de Barcelos”, refere.

O quadro de pediatras também já foi reforçado com mais um profissional.

Em 2024, o Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Barcelos registou um total de 13.141 atendimentos.

Últimas do País

Os distritos de Viseu, Leiria, Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O combate à abstenção, que é particularmente elevada nas comunidades portuguesas, é um dos objetivos da campanha de esclarecimento sobre as próximas presidenciais que a Comissão Nacional de Eleições vai promover e pela qual pagará até 450 mil euros.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde janeiro e até 15 de outubro 6.616 acidentes envolvendo motos, dos quais resultaram 98 mortos, 547 feridos graves e 4.822 feridos ligeiros, informou hoje a Guarda.
Mais de 2.800 cirurgias robóticas foram realizadas pela ULS São José desde 2019 e o número anual destas intervenções quintuplicou em seis anos, anunciou hoje a instituição, classificando-se como a “maior e mais experiente” do SNS nesta tecnologia.
A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) está a trabalhar para garantir o funcionamento do serviço de urgência pediátrica 24 horas por dia, assegurando uma resposta permanente e próxima aos doentes, foi hoje anunciado.
Grande parte do financiamento veio da Câmara de Lisboa, num modelo que, embora formalmente legal, levanta questões sobre transparência e proporcionalidade. Entre subsídios para projetos sociais e espetáculos, o artista acumulou apoios milionários enquanto a Mundu Nôbu permanece opaca quanto às contas e à composição dos órgãos sociais.
Tiroteios, assaltos, violações e homicídios multiplicam-se nas ruas, transformando o país num cenário que muitos descrevem como “selvagem”. Só nos últimos meses, uma jovem de 16 anos violada em Loures, tiroteios na Amadora e no Cais do Sodré e uma escalada dos homicídios provaram que a sensação de insegurança não é “apenas perceção”: é realidade.
O Ministério da Educação decidiu prolongar o concurso extraordinário para escolas com mais dificuldades em contratar docentes e vai rever a portaria de vagas, reforçando em algumas disciplinas sem mexer no total de lugares disponíveis.
Quase metade dos incêndios rurais registados este ano no Médio Tejo teve causa intencional, seguindo-se os fogos com origem negligente, disse hoje o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, David Lobato.
O primeiro dia de greve dos trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso registou uma adesão de 98%, segundo um comunicado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul.