A informação disponibilizada na página do IPMA indica que o aviso vermelho, o mais grave numa escala de três, está em vigor desde as 12:26.
“Localmente poderá haver [valores de precipitação] acumulados da ordem dos 40 milímetros/hora”, é referido.
O distrito de Faro, correspondente à região do Algarve, está ainda sob avisos laranja – o segundo nível mais grave – até às 18:00 de hoje devido às previsões de precipitação, agitação marítima e vento.
O aviso vermelho é o mais grave e é emitido sempre que existem situações extremas, já o laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A depressão Cláudia afeta desde quarta-feira Portugal continental e o arquipélago da Madeira com chuva, vento e agitação marítima fortes.
Na madrugada e na manhã de hoje foram registadas perto de mil ocorrências pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil no continente, como quedas de árvores e inundações de vias e habitações. Um casal de idosos morreu no Seixal, distrito de Setúbal, na sua habitação inundada.