Sondagem Aximage: Ventura lidera primeira volta das presidenciais

Uma nova sondagem da Aximage para o Folha Nacional confirma a reviravolta política que muitos antecipavam: André Ventura salta para a liderança das presidenciais e ultrapassa Gouveia e Melo.

© Folha Nacional

André Ventura assume a liderança na corrida ao Palácio de Belém. De acordo com a mais recente sondagem da Aximage para o Folha Nacional, divulgada esta terça-feira, o líder do CHEGA recolhe 19,4% das intenções diretas de voto, ultrapassando Gouveia e Melo, que surge com 18,7%, e Luís Marques Mendes, com 15,9%. António José Seguro aparece logo depois, com 14,8%, seguido por Cotrim de Figueiredo, que reúne 9,5% das preferências.

Os resultados reforçam a crescente consolidação do eleitorado em torno de Ventura, tendência que se tem acentuado desde as últimas eleições legislativas e europeias, onde o candidato conquistou terreno de forma consistente por todo o país.

A sondagem confirma ainda que André Ventura se destaca como o único candidato da direita com capacidade real para disputar, voto a voto, a Presidência da República. A vantagem marca uma mudança significativa no xadrez político nacional e antecipa uma campanha presidencial marcada por forte tensão, elevado envolvimento público e uma polarização sem precedentes.

FICHA TÉCNICA
Sondagem de opinião realizada pela Aximage – Comunicação e Imagem Lda. para o jornal Folha Nacional, sobre a intenção de voto nas eleições presidenciais. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal, com telefone fixo no lar, possuidores de telemóvel ou com acesso à internet. Amostra: Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo(2), idade (4) e região (5), a partir do universo conhecido. A amostra é constituída por 816 entrevistas efetivas: 401 homens e 415 mulheres; 180 entre os 18 e os 34 anos, 227 entre os 35 e os 49 anos, 251 entre os 50 e os 64 anos e 158 entre os 65 e mais anos.
Técnica: Aplicação online – CAWI (Computer Assisted Web Interviewing) – de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas; entrevistas telefónicas – metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing) do mesmo questionário devidamente adaptado ao suporte utilizado. O trabalho de campo decorreu entre 11 e 17 de novembro de 2025. Margem de erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de + ou – 3,43%. Responsabilidade do estudo: Aximage – Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.

Últimas de Política Nacional

Uma nova sondagem da Aximage para o Folha Nacional confirma a reviravolta política que muitos antecipavam: André Ventura salta para a liderança das presidenciais e ultrapassa Gouveia e Melo.
A Assembleia Municipal de Oeiras rejeitou o voto de pesar apresentado pelo CHEGA pela morte do agente da Polícia Municipal Hugo Machado, de 34 anos, com o INOV, liderado por Isaltino Morais, a votar contra e todos os restantes partidos a abster-se.
O candidato presidencial e presidente do CHEGA, André Ventura, considerou hoje que, se a greve geral de 11 de dezembro, convocada pela CGTP e pela UGT, avançar, é “culpa” da forma “atabalhoada” com que o Governo tratou a questão.
Cerca de cem delegados vão debater o futuro do SNS e definir o plano de ação da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) para os próximos três anos no congresso que decorre no sábado e domingo, em Viana do Castelo.
Portugal submeteu hoje à Comissão Europeia o oitavo pedido de pagamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a comprovação de 22 marcos e metas.
O candidato presidencial e Presidente do CHEGA, André Ventura, reafirmou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que o partido vai entregar no parlamento um voto de condenação ao discurso do Presidente de Angola, João Lourenço, proferido nas comemorações do 50.º aniversário da independência angolana.
O Grupo Parlamentar do CHEGA apresentou na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo a suspensão imediata do Manual de Recomendações Técnicas Relativo ao Acompanhamento de Pessoas Transgénero Privadas de Liberdade, aprovado em 2022.
O presidente do CHEGA acusou hoje o PS de “traição ao povo português” por requerer ao Tribunal Constitucional a fiscalização preventiva da constitucionalidade da Lei da Nacionalidade e apelou à celeridade da decisão.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recomendou hoje o alargamento do acordo entre operadores de televisão para realizar os debates presidenciais, depois da queixa apresentada pela Medialivre, dona do Correio da Manhã.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, disse hoje que dado o investimento que é feito no setor, este já devia ter evoluído mais, atribuindo essa falta de evolução à forma como está organizado, daí a necessidade de reformas.