Ponta Delgada recebe nova embarcação e reforça meios de salvamento

A Estação Salva-vidas de Ponta Delgada conta com uma nova embarcação salva-vidas, que vai permitir reforçar as capacidades de resposta da Autoridade Marítima Nacional no arquipélago dos Açores, foi hoje anunciado.

© D.R

Viana do Castelo, no porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, segundo adiantou a Autoridade Marítima Nacional, em comunicado de imprensa.

Na ocasião, o diretor-geral da Autoridade Marítima, vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, destacou a importância deste novo meio para a região, lembrando que, ao longo de décadas, os tripulantes da Estação Salva-vidas têm sido chamados a intervir “em condições meteorológicas adversas, em cenários de grande risco, e frequentemente em situações onde cada minuto faz a diferença”.

“Esta embarcação destina-se a realizar atividades relacionadas com a segurança marítima, com a proteção da vida humana no mar e com o reforço das capacidades de resposta da Autoridade Marítima Nacional no arquipélago dos Açores”, lê-se na nota.

A Autoridade Marítima Nacional sublinha que este meio apresenta “maior autonomia, melhor capacidade de navegação, sistemas modernos de navegação, conforto e proteção para náufragos recolhidos”.

No final da cerimónia foi efetuada uma demonstração da embarcação salva-vidas, com os procedimentos de recolha de um náufrago, que contou com o apoio de uma embarcação da Portos dos Açores.

Últimas do País

A Estação Salva-vidas de Ponta Delgada conta com uma nova embarcação salva-vidas, que vai permitir reforçar as capacidades de resposta da Autoridade Marítima Nacional no arquipélago dos Açores, foi hoje anunciado.
Uma operação conjunta da Polícia Judiciária (PJ), da Força Aérea e da Marinha, resultou na interceção em alto mar duas embarcações de pesca com 10 cidadãos estrangeiros e mais de sete toneladas de cocaína a bordo.
A base de dados que contém a identificação criminal dos condenados por crimes sexuais contra crianças foi criada há dez anos e os pedidos de consulta atingiram no ano passado o número mais elevado.
Muitos dos idosos que denunciam os filhos por violência doméstica querem que estes sejam tratados e não punidos, sustentou à Lusa a coordenadora do Gabinete de Informação e Atendimento à Vítima (GIAV) do Campus de Justiça de Lisboa.
Quatro casas foram hoje assaltadas em várias aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, aumentando para sete o número de residências afetadas em pouco mais de uma semana, confirmou à Lusa a GNR.
O Ministério Público arquivou o inquérito à morte de um homem, em novembro de 2024, em Pombal, por não ter sido possivel reunir indícios de um nexo de causalidade entre a demora do INEM e a morte daquele.
Portugal regista um aumento crescente de casos de gripe, sendo expectável que a epidemia comece mais cedo como noutros países europeus, afirmou esta sexta-feira a Diretora-Geral da Saúde, salientando que as próximas duas semanas são cruciais para a vacinação.
O Tribunal da Comarca da Madeira condenou hoje a 20 anos de prisão um homem acusado de ter assassinado a ex-mulher em outubro do ano passado, no concelho de Machico.
O serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha vai estar fechado no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os Oficiais da PSP alertaram esta sexta-feira, 21 de novembro, numa carta aberta que a perda anual de quase cem polícias, as vagas desertas nos cursos de agentes e a retenção de elementos em pré-aposentação ameaçam a segurança, exigindo medidas e soluções ao Governo.