PJ trava megarede da “droga da violação” e apreende 82 mil litros no Alentejo

Uma operação da Polícia Judiciária (PJ) no Alentejo levou à apreensão de 82 mil litros de GBL, conhecida como a “droga da violação”, num dos maiores golpes alguma vez desferidos em Portugal contra o tráfico deste tipo de substâncias. O produto estava pronto a ser camuflado como detergente e enviado para mercados ilícitos em vários países.

© Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, desmantelou uma rede criminosa dedicada à exportação ilegal de gama-butirolactona (GBL), conhecida como a “droga da violação”. Trata-se de uma substância química com efeitos psicoativos severos, frequentemente associada à prática de crimes de abuso sexual, revelou a PJ em comunicado divulgado no seu site oficial.

Durante a operação, realizada no Alentejo, foram localizados e apreendidos cerca de 82 mil litros de GBL, armazenados em contentores de mil litros e em múltiplos frascos de menores dimensões. As autoridades encontraram ainda centenas de frascos vazios já preparados, etiquetados e prontos a entrar no mercado, bem como rolos de rótulos destinados a disfarçar a substância como produtos de limpeza.

A investigação teve início em novembro de 2025, no âmbito de cooperação policial internacional e em estreita articulação com a Autoridade Tributária e Aduaneira. Segundo a PJ, o esquema envolvia cidadãos nacionais e estrangeiros que adquiriram empresas legalmente licenciadas para o comércio de produtos químicos, explorando falhas no sistema de fiscalização das exportações.

Munidos de documentação e certificados falsificados, os suspeitos conseguiram enviar milhares de litros da substância para circuitos criminosos em vários pontos do mundo, contornando os mecanismos de controlo, lê-se no mesmo comunicado.

Embora o GBL seja de venda legal na Internet, a sua ingestão produz efeitos semelhantes aos do GHB — uma droga ilícita — atuando como depressor do sistema nervoso central, com efeitos de desinibição, excitação e perda de consciência. É precisamente por estas características que estas substâncias são vulgarmente conhecidas como “drogas da violação”.

A Europol tem vindo a alertar que o tráfico de estupefacientes representa atualmente uma das maiores ameaças à segurança europeia, exigindo uma resposta firme e coordenada dos Estados-membros.

A PJ garante que as investigações continuam, não estando afastada a possibilidade de novas detenções e apreensões nos próximos dias.

Últimas do País

A PSP identificou um jovem de 24 anos suspeito de esfaquear outro, de 19, na quarta-feira junto de uma escola secundária na cidade de Aveiro, sem precisar se o agressor foi detido ou se está em parte incerta.
O Centro de Saúde da Moita, no distrito de Setúbal, está temporariamente encerrado por falta de energia elétrica na sequência da depressão Kristin, que passou por Portugal continental na madrugada e manhã de quarta-feira.
A passagem da depressão Kristin, na madrugada do dia 27, deixou inoperacionais 774 quilómetros (7%) de linhas de muita alta tensão e derrubou 61 postes, informou hoje a Rede Nacional de Transporte de Eletricidade (REN).
Uma operação da Polícia Judiciária (PJ) no Alentejo levou à apreensão de 82 mil litros de GBL, conhecida como a “droga da violação”, num dos maiores golpes alguma vez desferidos em Portugal contra o tráfico deste tipo de substâncias. O produto estava pronto a ser camuflado como detergente e enviado para mercados ilícitos em vários países.
A zona baixa da cidade de Alcácer do Sal, inundada devido à subida do Rio Sado, na quarta-feira, sem causar danos, acumula em algumas partes mais de um metro de altura de água, revelou fonte da câmara.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) vai fazer um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa na Páscoa, anunciou o presidente da organização, que espera que a ação tenha mais impacto do que a realizada hoje.
Durante oito dias, aterrorizou quem passava pelas Avenidas Novas. Encapuzados , armados e violentos, quatro jovens usaram os comboios da Linha de Sintra para chegar ao centro de Lisboa e assaltar vítimas ao entardecer.
Duas pessoas ficaram desalojadas ao início da manhã de hoje na sequência de um incêndio num prédio da freguesia de Ferreiros de Avões, no concelho de Lamego, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional do Douro.
O Governo decidiu hoje em Conselho de Ministros decretar a situação de calamidade “nas zonas mais afetadas pela tempestade Kristin”, divulgou o gabinete do primeiro-ministro, que visita os distritos de Leiria e Coimbra.
Cerca de 450 mil clientes da E-Redes em Portugal continental estavam às 08:00 de hoje sem eletricidade, com o distrito de Leiria a concentrar a maior parte das situações, segundo a empresa.