PJ faz nove detenções em operação de combate ao tráfico de droga

A Polícia Judiciária (PJ) fez nove detenções e 55 buscas numa operação contra o tráfico de droga em várias regiões do país, levando à apreensão de mais de 800 quilos de pasta de coca, anunciou esta segunda-feira a PJ.

©Facebook PJ

Segundo um comunicado da Polícia Judiciária, a operação denominada “Bola de Neve” desmantelou uma rede criminosa organizada que se dedicava ao abastecimento de laboratórios de produção de droga nas regiões do norte, centro e de Lisboa e Vale do Tejo, numa investigação em curso desde o início do ano, a cargo dos Departamentos de Investigação Criminal de Braga e de Leiria, com o apoio da Diretoria do Norte e da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes.

As detenções foram feitas por alegada prática dos crimes de tráfico de estupefacientes agravado, associação criminosa, branqueamento de capitais, resistência e coação sobre funcionário e condução perigosa de veículo rodoviário. Os suspeitos foram já presentes a juiz para primeiro interrogatório judicial, tendo ficado sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.

A operação, que foi desencadeada em Vila Nova de Famalicão, Matosinhos, Maia, Paredes, Leiria, Óbidos, Caldas da Rainha, Alfeizerão, Coruche e Azeitão, identificou uma célula no norte de Portugal que comprava grandes quantidades de produtos químicos para abastecimento dos laboratórios artesanais, sendo depois a droga enviada para outros países por via rodoviária.

“Este grupo organizado, de cariz internacional, dedicava-se também ao tráfico de estupefacientes (cocaína-base), importados por empresas de fachada, devida e legalmente constituídas, a partir de um país da América do Sul. A droga vinha dissimulada no interior de cocos e depois era extraída e transformada em cloridrato de cocaína em laboratórios artesanais montados para o efeito”, revelou ainda a PJ.

A Polícia Judiciária salientou a apreensão de cerca de 830 quilos de pasta de coca em armazéns nos concelhos de Alcobaça e Pombal, além de “centenas de litros de químicos, benzinas, ácidos, precursores e outros, bem como toda uma estrutura apta a transformar pasta de coca em cloridrato de cocaína”.

Foram ainda apreendidos cerca de 31.500 euros em dinheiro, documentos, 12 veículos, dois empilhadores e um monta-cargas, material de corte e transformação da droga, aparelhos de comunicação e outros dispositivos eletrónicos para contra vigilância, armas de fogo e munições.

Últimas do País

Os nove métodos mais utilizados de burla por telefone foram identificados pela PSP hoje em comunicado, alertando a população para a ocorrência deste tipo de crime.
A investigadora Manuel Manuel Mota considera curto o aumento de 3% no orçamento para a ciência e pede mais ambição no investimento, para se acabar com o “crónico subfinanciamento” e a precariedade “de uma vez por todas”.
Redação, 23 nov 2024 (Lusa) – A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou no primeiro semestre deste ano cerca de 15 mil crimes de violência doméstica, um aumento de 2% em relação ao período homólogo de 2023.
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, acusou hoje o ministro da Educação, Ciência e Inovação de estar a manipular os números relativos aos alunos sem professores, comparando “alhos com bugalhos”.
Cinco mortos e dois feridos graves é o resultado de uma colisão entre dois automóveis ocorrida hoje no Itinerário Principal 2 (IP2), no concelho de Beja, disse à Lusa fonte da Proteção Civil, indicando que a estrada está cortada.
Uma sondagem promovida nas redes sociais pelo Folha Nacional revelou uma posição clara da opinião pública sobre a permanência de políticos arguidos por corrupção no cargo. A questão colocada – "Um político arguido por corrupção deve continuar no cargo?" – recebeu uma resposta unânime: 100% dos participantes afirmaram que não
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considerou hoje que a reunião com o INEM "foi muito produtiva" e que em 01 de fevereiro de 2025 haverá um novo protocolo com as regras de transporte de doentes urgentes.
Rúben Oliveira (“Xuxas”) foi hoje condenado a 20 anos de prisão em cúmulo júridico num processo em que estão em causa acusações de tráfico de droga, associação criminosa e branqueamento de capitais.
A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) alertou hoje para o aumento do número de profissionais em situação ilegal no Serviço Nacional de Saúde e no setor social, onde apenas 4,1% dos dentistas exercem a profissão em hospitais ou centros de saúde.
A Polícia Judiciaria (PJ) recapturou em Trás-os-Montes mais um evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, o português Fernando Ribeiro Ferreira, anunciou a corporação.