Levantamento de necessidades sociais no país “está quase terminado”

O Ministério do Trabalho está a fazer um levantamento das necessidades sociais em todo o país para depois avançar com a construção ou requalificação de equipamentos, anunciou hoje a ministra, segundo a qual esse trabalho está quase terminado.

Webpage do Governo de Portugal

Segundo Maria do Rosário Ramalho, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social está a fazer “um trabalho que nunca foi feito”, de “levantamento das necessidades sociais e das respostas sociais que existem, mas com critério geográfico, portanto, concelho a concelho, município a município”.

“É com base nesse trabalho que validaremos a construção de novos equipamentos ou a adaptação de equipamentos existentes de acordo com a necessidade objetiva daquele concelho”, adiantou a ministra, em declarações aos jornalistas, no final da inauguração de um novo equipamento social em Lisboa.

Acrescentou que esse trabalho “está muito próximo de estar concluído”, mas não adiantou datas.

A ministra do Trabalho inaugurou hoje a Residência Raquel Ribeiro, um equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) destinada ao acolhimento temporário de pessoas com mais de 18 anos que tenham mobilidade condicionada e necessitem de reabilitação ou estabilização do estado geral de saúde.

Questionada sobre a necessidade de mais equipamentos do género e sobre a pertinência de o Estado construir, Maria do Rosário Ramalho salientou que já existem equipamentos públicos e que “não interessa a quem constrói”.

“Interessa que [os equipamentos] existam e interessa aproveitar as sinergias com as entidades que melhor sabem deste setor, que são as entidades do setor social, algumas entidades do setor privado que também estão dedicadas à economia social, e, quando for o caso, terá que haver um equipamento público”, defendeu.

De acordo com a ministra, não há “qualquer preconceito relativamente à natureza do equipamento, se é público, se é do setor social ou se é privado” e apontou que tem apenas exigências quanto aos padrões de qualidade de funcionamento.

A governante afirmou que irão existir “muito proximamente” mais equipamentos como o que hoje foi inaugurado, mas não concretizou.

Questionada sobre para quando estão previstas as alterações anunciadas por este governo ao Estatuto do Cuidador Informal (ECI), Maria do Rosário Ramalho disse apenas que será “proximamente”, acrescentando apenas que será uma das matérias incluídas numa série de medidas que o governo pretende fazer aprovar por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Idosas, em 01 de outubro.

Na sua intervenção no decorrer da inauguração, a ministra agradeceu ao atual provedor da SCML, Paulo Sousa, e à atual mesa por estarem a conseguir por a instituição “no rumo certo”, salvando-a de “ir ao fundo”, afirmando que se trata de “uma equipa muito corajosa”.

Maria do Rosário Ramalho adiantou que existem atualmente 1.719 acordos com o setor social relativamente a residências de pessoas idosas, com “mais de 64 mil pessoas abrangidas”.

Últimas de Economia

Os clientes dos bancos estão a celebrar com maior frequência empréstimos à habitação com taxas de juro mistas, tipologia que abrangeu mais de 80% do total de novos contratos em 2024, segundo o Banco de Portugal.
Os sindicatos que representam os trabalhadores da Altice disseram hoje que as rescisões na empresa já abrangeram cerca de 200 pessoas, segundo um comunicado hoje divulgado.
As transferências de clientes com contas bancárias em Portugal para instituições financeiras localizadas em paraísos fiscais aumentaram em 2024 para cerca de 8.000 milhões de euros, segundo dados publicados no Portal das Finanças.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou em 2024 um défice de cerca de 1.377 milhões de euros, representando uma deterioração de 741 milhões relativamente a 2023, anunciou hoje o Conselho das Finanças Públicas (CFP).
O reembolso do IRS totalizou 1.377,4 milhões de euros até maio, abaixo dos 2.020,6 milhões de euros reportados no mesmo período do ano passado, indicou a síntese de execução orçamental.
O Tribunal de Contas (TdC) anunciou hoje que concedeu o visto ao contrato do INEM para o transporte aéreo de emergência médica, no âmbito do concurso público que prevê a operação de quatro helicópteros pela empresa Gulf Med.
O valor do Adicional ao IMI totalizou 154,5 milhões de euros em 2024, um aumento de 5,68% face ao ano anterior, segundo dados da Autoridade Tributária.
A meia dúzia de ovos ficou mais cara quase 28% desde janeiro, atingindo os 2,06 euros no final de junho, segundo dados da Deco enviados à Lusa.
Os hóspedes e as dormidas no setor do alojamento turístico aumentaram 2,6% e 1,3% em maio, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A taxa de inflação homóloga terá aumentado para 2,4% em junho, mais 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior, segundo a estimativa rápida divulgada, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).