PSP alerta para burlas relacionadas com investimentos em criptomoedas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou hoje para as burlas relacionadas com os investimentos em criptomoedas, que têm vindo a apresentar um crescimento significativo no universo da criminalidade.

© Facebook aspppsp

Em comunicado, a PSP justifica que este aumento é exponenciado por alguma falta de literacia financeira e técnica por parte das vítimas.

Este tipo de criminalidade tem como pilar fundamental o ciberespaço, sendo o investimento em criptomoeda divulgado e efetivamente concretizado através de meios informáticos, indica.

“A criptomoeda é uma moeda digital, sendo que entre as mais conhecidas estão a Bitcoin, a Ethereum, a Litecoin, a Monero, a Solana, que podem ser compradas por meio de uma ‘exchange’, uma aplicação, um ‘site’ ou em caixas ATM”, refere.

A PSP chama a atenção para casos em que os burlões usam a imagem de figuras públicas, como por exemplo jogadores de futebol, cantores, atores ou apresentadores de televisão, ou de envio de ‘links’ fraudulentos através de mensagem escrita, e-mail ou das aplicações WhatsApp ou Telegram.

De acordo com a PSP, o burlão promete elevada rentabilidade num curto espaço de tempo, retornos garantidos com um “risco zero”, exige pagamentos antecipados, efetuados em criptomoeda, promete dinheiro grátis sem contrapartidas, disponibiliza ajuda gratuita para um excelente investimento sem ser solicitado, não dá detalhes ou explicações pormenorizadas sobre o investimento e apela à urgência do investimento.

“Após aceitar o investimento, a vítima de burla é iludida com uma página digital em que visualiza os seus investimentos, contudo, na realidade não tem qualquer acesso à manutenção da sua carteira digital, perdendo todo o valor financeiro digital investido”, destaca a PSP.

Assim, a PSP alerta para a importância do investimento na prevenção e no combate a este fenómeno, sensibilizando as pessoas para os riscos associados a estas burlas.

A polícia aconselha a quem pense fazer algum tipo de investimento desta natureza a fazer uma pesquisa, a informar-se sobre quais as empresas devidamente licenciadas;, a visitar/entrar apenas em páginas oficiais devidamente credenciadas e desconfiar de investimentos que garantam elevados lucros, grandes retornos a “risco zero”.

Recomenda igualmente as pessoas a fazer questões pertinentes sobre o investimento, valores, prazos, formas e métodos de gestão da carteira digital, a desconfiar de contactos inusitados e não solicitados com informações de “investimento de sonho”, a nunca clicar em ‘links’ de um texto, e-mail ou mensagem remetidos por contacto pessoal ou empresa que desconhece e a desconfiar de investimentos em que se apela ao seu caráter urgente.

É ainda pedido, que as pessoas denunciem todos os crimes de que se tenha conhecimento, quer na condição de vítima ou testemunha.

Últimas do País

A ministra da Administração Interna admitiu hoje que “correu mal” nos aeroportos portugueses a introdução do novo sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários, mas recusou que seja da "exclusiva responsabilidade" da PSP.
Uma embarcação de pesca que se encontrava nas imediações conseguiu resgatar três dos sete tripulantes da embarcação, mas um deles não resistiu. Há ainda registo de quatro pescadores desaparecidos.
Uma dificuldade técnica no sistema de controlo de fronteiras está a provocar “tempos de espera elevados” no aeroporto de Lisboa, que atingiram hoje de manhã três horas, segundo a PSP, que garante estar a trabalhar “na capacidade máxima”.
Vestiam fardas da Polícia Judiciária, exibiam mandados falsos e entravam em mansões como se fossem autoridades. A burla terminou esta terça-feira, com uma megaoperação da PJ em Loures que levou à detenção de 10 suspeitos ligados a uma onda de assaltos de alto valor na linha de Cascais.
A Associação Sindical dos Profissionais do Corpo da Guarda Prisional (ASPCGP) convocou para esta terça-feira o primeiro de quatro dias de greve para exigir investimento na carreira, criticando a “falta de visão estratégica” da tutela e o recente acordo.
A Capitania do Porto do Funchal acaba de acompanhar o IPMA no que toca à emissão de avisos à navegação e aos cidadãos no que toca à agitação marítima forte e aos cuidados na orça costeira do Arquipélago da Madeira. Um aviso em vigor, pelo menos, até às 06h00 de amanhã, 16 de Dezembro, mas que deverá ser prolongado, tendo em conta o período de vigência do aviso do IPMA.
Uma equipa da Comissão Europeia está entre hoje e quarta-feira em Lisboa para realizar uma avaliação "sem pré-aviso" às condições de segurança nas fronteiras áreas e marítimas portuguesas, avançou à Lusa o Sistema de Segurança Interna (SSI).
A procura das urgências hospitalares, do SNS 24 e do INEM aumentou entre 1 e 7 de dezembro, impulsionada pelo aumento de casos de gripe e infeções respiratórias, que atingiram níveis superiores aos de épocas anteriores, segundo a DGS.
O número de focos de gripe das aves em Portugal desde o início do ano subiu para 50, após terem sido confirmados mais quatro nos distritos de Santarém, Faro e Leiria, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Tribunal Constitucional (TC) declarou hoje inconstitucionais normas do decreto do parlamento que revê a Lei da Nacionalidade e de outro que cria a perda de nacionalidade como pena acessória no Código Penal.