Pedidos de patentes portuguesas à organização europeia atingem recorde em 2024

As empresas portuguesas apresentaram um número recorde de 347 pedidos de patentes à Organização Europeia de Patentes (OEP) em 2024, mais 4,8% face ao ano anterior, foi hoje divulgado.

© D.R.

“As empresas portuguesas e inventores portugueses apresentaram 347 pedidos de patentes na OEP em 2024, um aumento de 4,8% face ao ano anterior”, revelou o Patent Index 2024, hoje publicado, sublinhando que este é um recorde histórico.

Desde 2020, o número de pedidos de patentes cresceu 38,2%.

A tecnologia informática e a tecnologia médica destacam-se como os principais setores no que diz respeito aos pedidos de patentes de Portugal no mercado europeu, representando cerca de um quarto do total.

Em comunicado, a OEP precisou que os setores da biotecnologia e dos produtos farmacêuticos foram os que tiveram mais patentes, contrariando a tendência global.

Por empresa, no ano passado, a NOS Inovação apresentou 22 pedidos de patente, mantendo a liderança.

Segue-se a Altice Labs (11) e a Universidade do Porto (10).

Com cinco pedidos cada aparecem a ARK – Indústria, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC – Porto), a Tridonic Portugal, a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho e a Universidade Nova de Lisboa.

O Norte mantém-se na liderança do ‘ranking’ regional, com 179 pedidos de patentes, um aumento de 13,3% em relação ao ano passado.

Depois surgem as regiões Centro e Lisboa com, respetivamente, 86 e 69 pedidos de patentes.

Portugal ficou em segundo lugar na Europa, no que se refere à taxa de mulheres inventoras. Em primeiro lugar surge a Macedónia do Norte.

Em quase metade (48%) dos pedidos de patentes em Portugal é mencionada, pelo menos, uma inventora.

A OEP, que tem sede em Munique e escritórios em Berlim, Bruxelas, Haia e Viena, contam com 6.300 colaboradores. Esta organização foi criada para reforçar a cooperação em matéria de patentes na Europa.

Últimas de Economia

A bastonária da Ordem dos Contabilistas diz que há contribuintes surpreendidos com a redução do reembolso ou por terem de pagar IRS, notando que isto decorre da redução da retenção fonte em 2024, que deixou mais dinheiro disponível mensalmente.
Os utilizadores do MB Way passam a poder fazer transferências imediatas para Espanha e Itália, para números de telemóvel Bizum e Bancomat, respetivamente, anunciou hoje a empresa de pagamentos SIBS, que detém o MB Way.
Os proveitos totais do alojamento turístico fixaram-se em 287,7 milhões de euros, em fevereiro, o que representa uma subida de 4% em termos homólogos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgados.
Portugal vai marcar presença na Hannover Messe, a principal feira industrial do mundo, com 30 empresas, um número mais baixo que na última edição, apesar do aumento das exportações para a Alemanha.
A renda mediana dos novos contratos de arrendamento de habitação aumentou de 7,21 euros por metro quadrado (€/m2) em 2023 para 7,97 €/m2 em 2024, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em março para o valor mais baixo do último ano, sobretudo penalizado pelas perspetivas económicas, tendo o indicador de clima económico também recuado, pelo terceiro mês consecutivo, divulgou hoje o INE.
O preço de meia dúzia de ovos subiu quase 80% entre janeiro de 2022 e março de 2025, passando de 1,14 para 2,05 euros, sendo que este ano já encareceu perto de 30%, segundo dados da Deco.
O valor mediano de avaliação bancária na habitação fixou-se em 1.810 euros por metro quadrado (m2) em fevereiro, uma subida de 16% face ao mesmo mês do ano passado e mais 36 euros (2%) do que em janeiro.
As receitas por quarto na hotelaria aumentaram para 95 euros a nível nacional em 2024 (92 euros em 2023), devido ao crescimento do preço médio por quarto de 142 para 146 euros, enquanto a taxa de ocupação se manteve igual.
A carga fiscal cresceu para 35,7% do PIB em 2024, uma subida de 0,1 pontos percentuais face ao ano passado, de acordo com a primeira notificação do Procedimento dos Défices Excessivos divulgada hoje.