Comissário europeu visita Lisboa para preparar novo plano da UE contra tráfico de droga

O comissário europeu dos Assuntos Internos inicia hoje uma visita a Lisboa para “explorar novas formas” de reforçar a luta contra o crime organizado na União Europeia, preparando um novo plano de ação contra o tráfico de droga.

@ Facebook de Magnus Brunner

“Uma das principais razões da minha visita a Portugal é explorar novas formas de reforçar a nossa luta contra a criminalidade organizada”, anunciou Magnus Brunner em entrevista escrita à agência Lusa.

O comissário recordou que em abril a Comissão Europeia apresentou o programa ProtectEU, que inclui medidas para aumentar a eficácia no combate ao crime, e antecipou que, até ao final do ano, estas medidas serão complementadas por uma nova estratégia e um novo plano de ação da UE contra o tráfico de droga.

Magnus Brunner participa hoje no lançamento do relatório europeu referente a 2025 da Agência da União Europeia de Luta contra a Droga (EUDA), reunindo-se também com autoridades portuguesas para debater assuntos internos da UE.

À tarde, vai visitar a Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA) e reunir-se com o diretor nacional da Polícia Judiciária para discutir as prioridades em matéria de migração e segurança, incluindo a luta contra o contrabando e a criminalidade organizada.

Na sexta-feira, último dia da visita, o comissário europeu vai visitar o Centro de Análise e Operações Marítimas (MAOC-N).

“Portugal já coopera eficazmente com o resto da EU”, defendeu o comissário, exemplifficando com o “sucesso de diferentes ações sob a coordenação da Europol e através da Plataforma Multidisciplinar Europeia contra as Ameaças Criminosas”.

Magnus Brunner disse não ser coincidência que “agências fundamentais como a EUDA e a EMSA estarem sediadas em Portugal, bem como o MAOC-N, um interveniente fundamental” na luta contra o tráfico de droga.

O tráfico de droga continua a ser uma das principais ameaças à segurança e saúde pública na União Europeia e dados recentes evidenciam uma crescente sofisticação e expansão das redes criminosas envolvidas.

Nos últimos anos, tem-se registado um aumento das apreensões de cocaína – que atingiram 362 toneladas em 2022 – e a expansão do mercado de drogas sintéticas, como o MDMA e as metanfetaminas.

Os portos europeus, onde ocorrem cerca de 70% das apreensões, são pontos críticos na cadeia de distribuição, frequentemente explorados por redes criminosas.

Apesar dos avanços, o tráfico de droga continua profundamente ligado a outras formas de criminalidade organizada, sendo uma fonte significativa de financiamento ilegal, estimada em até 130 mil milhões de euros por ano.

Últimas do País

Uma equipa da Comissão Europeia está entre hoje e quarta-feira em Lisboa para realizar uma avaliação "sem pré-aviso" às condições de segurança nas fronteiras áreas e marítimas portuguesas, avançou à Lusa o Sistema de Segurança Interna (SSI).
A procura das urgências hospitalares, do SNS 24 e do INEM aumentou entre 1 e 7 de dezembro, impulsionada pelo aumento de casos de gripe e infeções respiratórias, que atingiram níveis superiores aos de épocas anteriores, segundo a DGS.
O número de focos de gripe das aves em Portugal desde o início do ano subiu para 50, após terem sido confirmados mais quatro nos distritos de Santarém, Faro e Leiria, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Tribunal Constitucional (TC) declarou hoje inconstitucionais normas do decreto do parlamento que revê a Lei da Nacionalidade e de outro que cria a perda de nacionalidade como pena acessória no Código Penal.
O Hospital Curry Cabral, em Lisboa, realizou o primeiro transplante renal realizado integralmente por cirurgia robótica em Portugal, com o pai a doar o rim à filha, estando ambos a recuperar bem, anunciou hoje a ULS São José.
Portugal voltou a perder população para o estrangeiro. Depois da pandemia, a emigração acelerou e atingiu em 2023 o valor mais elevado dos últimos cinco anos, confirmando que milhares de portugueses continuam a procurar fora do país aquilo que não encontram cá dentro: trabalho, estabilidade e oportunidades.
Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) rejeitam as críticas que lhes foram dirigidas no fim de semana pelo presidente do INEM, lembram que sempre estiveram "na linha da frente" e que ignorar estes profissionais é "desperdiçar conhecimento".
Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais elevado, entre terça e quarta-feira, devido a agitação marítima, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas por condução sob o efeito do álcool e 76 sob influência de substâncias psicotrópicas, drogas e outros produtos, informou esta segunda-feira a Guarda numa nota para assinalar a operação 'Roadpool'.