Gangue da Linha de Sintra espalha o medo em viagens de comboio. Quatro jovens presos

Durante oito dias, aterrorizou quem passava pelas Avenidas Novas. Encapuzados , armados e violentos, quatro jovens usaram os comboios da Linha de Sintra para chegar ao centro de Lisboa e assaltar vítimas ao entardecer.

©D.R.

Quatro jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos, foram detidos pela Polícia de Segurança Pública por uma vaga de roubos violentos ocorridos entre 17 e 24 de janeiro, sobretudo na zona das Avenidas Novas, em Lisboa. De acordo com o Correio da Manhã, os suspeitos recorriam aos comboios da Linha de Sintra para se deslocarem até ao centro da capital, onde atuavam de forma concertada e particularmente agressiva.

A investigação aponta para a prática de, pelo menos, 20 crimes de roubo, não estando excluída a possibilidade de o número vir a aumentar. As vítimas — menores e adultos — eram abordadas ao final da tarde por elementos encapuzados, sob ameaça de faca ou de uma arma de fogo, que as autoridades admitem poder ser falsa. Os assaltos tinham como principais alvos telemóveis e outros equipamentos eletrónicos.

O episódio mais grave terá ocorrido no passado sábado, refere o Correio da Manhã, quando a PSP registou cinco roubos em poucas horas, após sucessivas denúncias de um gang que atuava de forma reiterada e intimidatória na mesma zona da cidade.

A identificação dos suspeitos foi possível através de prova testemunhal e da análise de imagens de videovigilância recolhidas em várias estações de transportes de Lisboa e arredores. Todos os detidos tinham já antecedentes policiais por crimes de roubo e delinquência juvenil.

Presentes a primeiro interrogatório judicial, os quatro jovens ficaram sujeitos à medida de coação mais gravosa: prisão preventiva. A PSP considera ter posto termo à atividade de um grupo que, em apenas oito dias, conseguiu gerar um clima de medo no coração da capital.

Últimas do País

A zona baixa da cidade de Alcácer do Sal, inundada devido à subida do Rio Sado, na quarta-feira, sem causar danos, acumula em algumas partes mais de um metro de altura de água, revelou fonte da câmara.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) vai fazer um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa na Páscoa, anunciou o presidente da organização, que espera que a ação tenha mais impacto do que a realizada hoje.
Durante oito dias, aterrorizou quem passava pelas Avenidas Novas. Encapuzados , armados e violentos, quatro jovens usaram os comboios da Linha de Sintra para chegar ao centro de Lisboa e assaltar vítimas ao entardecer.
Duas pessoas ficaram desalojadas ao início da manhã de hoje na sequência de um incêndio num prédio da freguesia de Ferreiros de Avões, no concelho de Lamego, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional do Douro.
O Governo decidiu hoje em Conselho de Ministros decretar a situação de calamidade “nas zonas mais afetadas pela tempestade Kristin”, divulgou o gabinete do primeiro-ministro, que visita os distritos de Leiria e Coimbra.
Cerca de 450 mil clientes da E-Redes em Portugal continental estavam às 08:00 de hoje sem eletricidade, com o distrito de Leiria a concentrar a maior parte das situações, segundo a empresa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 192 ocorrências, entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Coimbra e Leiria, disse à Lusa José Miranda.
Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.