Espanha recebeu mais de 100 mil imigrantes ilegais em dois anos. Maioria não vem de países em guerra

Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.

© Facebook Open Arms

Cerca de 100.944 migrantes em situação irregular entraram em Espanha, entre 2024 e 2025, pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico (Canárias), segundo dados da FRONTEX divulgados pelo jornal espanhol La Gaceta. Cerca de 73% têm origem em países como Argélia, Marrocos, Senegal ou Gâmbia, Estados que não enfrentam conflitos armados generalizados que fundamentem, à partida, pedidos automáticos de proteção internacional.

Os restantes 27% são provenientes de países marcados por instabilidade ou violência ativa, como Mali, Somália e Sudão, de acordo com o cruzamento de dados com relatórios internacionais sobre zonas de conflito.

Os números revelam ainda uma redução global de 42% nas entradas em 2025 face a 2024 (de 63.877 para 37.067) associada, sobretudo, a condições meteorológicas adversas que afetaram a rota das Canárias, onde as chegadas diminuíram 62%. No sentido inverso, a rota do Mediterrâneo Ocidental registou um aumento de 13%, sinalizando uma deslocação dos fluxos migratórios.

A Argélia surge como a principal nacionalidade em 2025, com mais de 10 mil entradas, seguida do Senegal e de Marrocos. Dados europeus indicam que os pedidos de asilo apresentados por cidadãos destes países apresentam, em regra, taxas de deferimento reduzidas.

Em destaque, o crescimento expressivo de cidadãos somalis nas rotas para Espanha, sublinha o La Gaceta. Em 2024 foram registadas 347 entradas; em 2025 o número ascendeu a 1.711, um aumento superior a 390%. A maioria entrou pelo Mediterrâneo Ocidental.

Últimas do Mundo

Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.
As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.