Fenprof diz que não haverá acordo à entrada de nova reunião com o Governo

O secretário-geral da Fenprof disse hoje que “não vai haver acordo nenhum” com o Ministério da Educação, que acusou de “voltar atrás” em algumas matérias, questionando se a tutela está “a brincar com os professores”.

“Não sei se [o ministério] está a brincar com os professores, se está a brincar aos concursos, se está a brincar às estabilidades. Já ouvi dizer que o ministro tinha dito que estávamos muito perto do acordo, mas deve ser um acordo entre o senhor ministro e o secretário de Estado”, afirmou Mário Nogueira, antes de entrar para a quinta ronda negocial sobre um novo modelo de colocação e recrutamento de professores.

O ministério da Educação enviou ao final da tarde de terça-feira o documento sobre o novo modelo de recrutamento e colocação que na opinião de Fenprof “volta atrás” em vários pontos.

“Não vai haver acordo nenhum”, anunciou Mário Nogueira antes de entrar para a reunião no Ministério da Educação, em Lisboa, que se fará com a presença de todos os sindicatos, à semelhança da quarta ronda negocial, que ocorreu no inicio do mês.

Últimas do País

Há registo de pessoas a morrer nas urgências depois de horas à espera por atendimento e pelo menos 11 pessoas morreram por alegada falta de assistência, durante a greve dos trabalhadores do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica. Esta quinta-feira, os doentes esperaram nas urgências cerca de 18 horas, no total, para serem atendidos.
Nas contas do autarca socialista Patrocínio Azevedo, detido no âmbito da Operação Babel, em 2023, foram identificados depósitos no valor de 106 mil euros, incompatíveis com os seus rendimentos legais declarados ao Fisco entre 2018 e o ano da sua detenção.
Uma petição com cerca de 9.800 assinaturas a pedir “ações concretas” às autoridades públicas, para evitar o desaparecimento de pessoas com demência dos hospitais, foi hoje entregue na Assembleia da República por um movimento cívico.
A GNR deteve três homens e três mulheres, com idades entre os 34 e 51 anos, por suspeita de tráfico de droga e furtos no distrito de Aveiro, informou hoje aquela força de segurança.
As divisões de Loures e Benfica do Comando de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) enfrentam uma grave carência de viaturas, com apenas quatro automóveis em cada divisão, apesar de serem responsáveis pela segurança de centenas de milhares de pessoas.
Um homem procurado pelas autoridades judiciárias da Hungria por “fortes indícios” de auxílio à imigração ilegal foi detido em Lisboa pela Polícia Judiciária (PJ), foi hoje anunciado.
A arma branca que alegadamente pertencia a Odair Moniz, que em outubro foi baleado mortalmente por um agente da PSP no bairro da Cova da Moura (Amadora), foi apreendida pelas autoridades e consta do processo, disse hoje fonte judicial.
As redes sociais Facebook, Instagram e Whatsapp estão hoje a registar falhas devido a um problema técnico, indicou hoje a Meta, garantindo que está a trabalhar para que os serviços voltem ao normal.
Dois jovens detidos na segunda-feira por suspeitas de envolvimento nos tumultos ocorridos na Área Metropolitana de Lisboa (AML) após a morte de Odair Moniz ficaram em prisão preventiva, anunciou hoje a PSP.
Um recluso do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, em Grândola, está em fuga desde segunda-feira, de acordo com uma notícia divulgada pelo Correio da Manhã (CM).