Autoridade marítima pede comportamentos de segurança nas praias no fim de semana

©facebook.com/AutoridadeMaritimaNacional

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselhou hoje a população a adotar comportamentos de segurança nas praias e nas zonas costeiras no fim de semana, para quando se preveem temperaturas acima dos 30 graus.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da AMN e Marinha Portuguesa, comandante José Sousa Luís, alertou que nesta época do ano as temperaturas são elevadas mas ainda se verifica “um mar de inverno”, apresentando um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima.

Em comunicado, a AMN refere que o mar apresenta também “a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados nesta altura do ano”.

A AMN alerta que a maioria das praias não se encontram vigiadas nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear e , por isso, a “resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco”.

“O dispositivo para o próximo fim de semana mantém-se, pois já tinha havido um reforço antes da véspera de sexta-feira santa. Para já mantemos o dispositivo e gradualmente vai sendo reforçado até à abertura da época balnear”, disse à Lusa o comandante José Sousa Luís.

O comandante lembrou que a AMN resgatou no fim de semana da Páscoa 33 pessoas em apuros em meio aquático, a maioria devido a agueiros.

“É uma das principais causas dos resgates. Um agueiro é uma corrente que afasta no sentido do areal, muito localizada. Normalmente é uma zona onde não há ondulação ou onde é mais fraca, é uma zona mais escura onde os sedimentos estão em suspensão. Caso alguém seja apanhado num agueiro, não deve entrar em pânico, nem nadar contra a corrente, só se vai cansar e não vai conseguir atingir o areal. Deve manter a calma, nadar paralelamente à costa até sair dessa corrente localizada e depois nadar até ao areal”, explicou.

Face ao bom tempo previsto pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no fim de semana, a AMN recomenda que se vigie permanentemente as crianças e se evitem comportamentos de risco, como aproximar da água ou caminhar na areia molhada.

Aconselha igualmente a população a que não vir as costas ao mar e que exista sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando que se seja surpreendido pelas ondas.

Em caso de situação de perigo dentro de água, a AMN pede que se ligue ao 112.

Últimas do País

A GNR identificou, em nove dias, mais de 560 condutores, e desses deteve mais de 320, por conduzirem com excesso de álcool, no âmbito da sua operação de Natal e Ano Novo, foi hoje divulgado.
O presépio da Associação Cultural e Recreativa Os Palheiros, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, ficou sem iluminação durante a noite em consequência do furto das luzes e da respetiva extensão elétrica. Os dois furtos representam um prejuízo superior a 600 euros para a associação.
Duas pessoas foram realojadas no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, na sequência de danos no telhado de uma habitação, devido ao mau tempo, nos Açores, que já provocou 11 ocorrências, adiantou a Proteção Civil.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentaram hoje tempos de espera de mais de 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O tempo médio de espera nas urgências hospitalares é hoje de quase três horas para doentes urgentes e de 49 minutos para casos muito urgentes, de acordo com informação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A PSP registou, em 24 horas, 106 acidentes, dos quais resultaram dois feridos graves e 38 ligeiros, no âmbito da segunda fase da Operação Polícia Sempre Presente – Festas em Segurança, foi hoje divulgado.
A operação de Natal da PSP e GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro.
Os distritos de Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo durante a noite devido à queda de neve, enquanto Faro tem o mesmo alerta para a tarde de hoje, mas devido à previsão de forte precipitação.
A Urgência Pediátrica do hospital de Évora está hoje a funcionar com equipa incompleta, o que pode provocar "tempos de espera mais elevados" para doentes sem referenciação, divulgou a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).
Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como 'botão de pânico', indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema.