Autoridade marítima pede comportamentos de segurança nas praias no fim de semana

©facebook.com/AutoridadeMaritimaNacional

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselhou hoje a população a adotar comportamentos de segurança nas praias e nas zonas costeiras no fim de semana, para quando se preveem temperaturas acima dos 30 graus.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da AMN e Marinha Portuguesa, comandante José Sousa Luís, alertou que nesta época do ano as temperaturas são elevadas mas ainda se verifica “um mar de inverno”, apresentando um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima.

Em comunicado, a AMN refere que o mar apresenta também “a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados nesta altura do ano”.

A AMN alerta que a maioria das praias não se encontram vigiadas nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear e , por isso, a “resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco”.

“O dispositivo para o próximo fim de semana mantém-se, pois já tinha havido um reforço antes da véspera de sexta-feira santa. Para já mantemos o dispositivo e gradualmente vai sendo reforçado até à abertura da época balnear”, disse à Lusa o comandante José Sousa Luís.

O comandante lembrou que a AMN resgatou no fim de semana da Páscoa 33 pessoas em apuros em meio aquático, a maioria devido a agueiros.

“É uma das principais causas dos resgates. Um agueiro é uma corrente que afasta no sentido do areal, muito localizada. Normalmente é uma zona onde não há ondulação ou onde é mais fraca, é uma zona mais escura onde os sedimentos estão em suspensão. Caso alguém seja apanhado num agueiro, não deve entrar em pânico, nem nadar contra a corrente, só se vai cansar e não vai conseguir atingir o areal. Deve manter a calma, nadar paralelamente à costa até sair dessa corrente localizada e depois nadar até ao areal”, explicou.

Face ao bom tempo previsto pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no fim de semana, a AMN recomenda que se vigie permanentemente as crianças e se evitem comportamentos de risco, como aproximar da água ou caminhar na areia molhada.

Aconselha igualmente a população a que não vir as costas ao mar e que exista sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando que se seja surpreendido pelas ondas.

Em caso de situação de perigo dentro de água, a AMN pede que se ligue ao 112.

Últimas do País

Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.
Portugal soma, desde o início do ano, 52 focos de gripe das aves, após ter sido registado um novo caso em Aveiro, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Ministério Público vedou o acesso da Comunicação Social à averiguação preventiva que visou a empresa Spinumviva e o primeiro-ministro, alegando que o sigilo absoluto a que está sujeita só cessaria se tivesse sido aberto um inquérito.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas e pedindo à população que se proteja.
Um total de 332 pessoas com excesso de álcool e 120 sem habilitação para conduzir foram detidas em cinco dias pela PSP e GNR, no quadro das operações de vigilância rodoviária para o Natal e Ano Novo.