Hospital de Braga começa em outubro a tratar “doença dos pezinhos”

© D.R.

O Hospital de Braga vai começar a realizar, a partir de outubro, tratamentos aos doentes com paramiloidose, conhecida como a doença dos pezinhos, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o hospital acrescenta que aqueles tratamentos serão prestados ao abrigo de um protocolo que estabeleceu com o Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no Porto.

“Os doentes com esta patologia, que residem na área abrangente do Hospital de Braga, poderão realizar os seus tratamentos mais perto de casa, evitando fazer centenas de quilómetros de três em três semanas”, sublinha.

Para o Hospital de Braga, este é “um cenário bastante positivo para todos”.

“Evita que o utente tenha de se deslocar muito além da sua zona de residência e liberta os serviços dos principais centros de referência nacional, que dão resposta a esta patologia”, refere Paula Vaz Marques, diretora clínica do Hospital de Braga.

O Hospital de Braga iniciará a administração da medicação endovenosa a 18 doentes, no Hospital de Dia Médico.

As consultas de acompanhamento continuam a ser realizadas no Centro Hospitalar Universitário de Santo António.

Últimas do País

O julgamento do terceiro arguido envolvido na morte do polícia Fábio Guerra, junto à discoteca Mome, em março de 2022, arranca hoje no Campus da Justiça, em Lisboa, com Clóvis Abreu a responder por cinco crimes.
O ministro da Presidência afirmou hoje que o primeiro centro de atendimento de imigrantes da Estrutura de Missão da AIMA deverá atender cerca de 240 pessoas por dia, o que representa mais 25% de capacidade de resposta.
A Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP) teme que o inquérito aberto sobre a fuga dos cinco reclusos da prisão de Vale de Judeus desvalorize a situação ou atire as culpas para os guardas.
Um sismo de magnitude 2,0 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha Terceira, no âmbito da crise sismovulcânica em curso, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
O presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) alertou hoje que as cadeias portuguesas precisam de mais cerca de 1.500 elementos, uma carência de recursos humanos que constitui o “maior problema do sistema prisional”.
O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) disse hoje que os cinco homens que fugiram no sábado da prisão de Vale dos Judeus, em Alcoentre, são “gente muito violenta, com enorme capacidade de mobilidade”.
Os agentes do Programa Escola Segura (PES) registaram no último ano letivo mais de 4.000 ocorrências, quase 3.000 das quais de natureza criminal, anunciou hoje a PSP, na véspera do arranque da operação Início do Ano Letivo.
Cinco reclusos fugiram hoje do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Lisboa, pelas 10:00, anunciou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

De acordo com o Relatório Europeu sobre Drogas 2023, Portugal está entre os países com maior apreensão de drogas na Europa. A posição geográfica estratégica do país é vista como um ponto de entrada na Europa para drogas provenientes especialmente de zonas como a América Latina e África. No ano passado, segundo dados avançados pela […]

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu, num armazém do Norte do país, 260 quilos de cocaína chegados a Portugal num contentor de milho para moagem, detendo um homem suspeito de fazer parte de uma rede internacional, anunciou hoje num comunicado.