24 Junho, 2024

Blinken pede ao G7 unidade sobre conflito no Médio Oriente

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, pediu aos países do G7 que mostrem unidade sobre a guerra entre Israel e o grupo Hamas, antes da cimeira que começa hoje no Japão.

© Facebook U.S. Department of State

À chegada ao país asiático, onde se reuniu com a sua homóloga japonesa, Yoko Kamikawa, Blinken destacou que este é um “momento de vital importância” para o grupo — formado por Reino Unido, Canadá, França, Itália, Alemanha, Japão e Estados Unidos – face à grave crise que atravessa o Médio Oriente.

“É sempre bom estar de volta ao Japão e agora é especialmente importante. Estamos gratos pela liderança japonesa do G7, especialmente neste momento”, disse o chefe da diplomacia dos EUA, de acordo com um comunicado do Departamento de Estado norte-americano.

Blinken disse apreciar a posição de Tóquio diante do “terrível ataque perpetrado pelo Hamas, que fez vítimas e reféns americanos”.

“Temos que nos unir diante perante esta crise e falar, como costumamos fazer, com uma voz clara”, acrescentou o secretário de Estado.

Kamikawa sublinhou que o Japão “condena o ataque do Hamas contra Israel” e que “apoia os esforços dos Estados Unidos para alcançar uma solução para a crise”.

“Apreciamos os esforços diplomáticos do país face à recente situação entre Israel e a Palestina”, disse a chefe da diplomacia japonesa, assegurando que Washington tem o “firme apoio” de Tóquio.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados