Ordem dos Enfermeiros conhece hoje novo bastonário

Os enfermeiros elegem hoje um novo bastonário, bem como os novos órgãos sociais da ordem, numas eleições com candidato único a nível nacional e duas listas na Madeira e cuja votação está a decorrer eletronicamente desde segunda-feira.

© D.R.

O atual vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros (OE), Luís Filipe Barreira, que anunciou a candidatura a bastonário a 12 de maio, encabeça a Lista A que tem com o ‘slogan’ “Orgulhosamente com os Enfermeiros”.

A Lista A candidata-se à liderança Nacional e a todas as Secções Regionais, enquanto a Lista B, que tem como ‘slogan’ “Por uma Enfermagem Positiva”, apresentou candidatura apenas à secção regional da Madeira.

O acesso ao voto eletrónico teve início na segunda-feira às 00h00 e termina hoje às 20h00 (hora continental).

No anúncio de candidatura, Luís Filipe Barreira disse que a OE vive agora um “fim de ciclo”, mas o trabalho que foi feito “não pode ser desperdiçado”.

“No que depender de mim, o trabalho que foi feito ao longo dos últimos sete anos não será deitado no lixo (…). Depois de colocarmos a enfermagem no mapa, de lhe darmos voz e de devolvermos a OE, chegou o tempo de dar um salto em frente e avançar para novos rumos”, disse o candidato.

A corrida à sucessão de Ana Rita Cavaco chegou a ter mais um nome, o do especialista em saúde infantil e pediátrica Mário André Macedo que anunciou a candidatura, a 22 de julho, em Leiria, mas que viu a lista ser excluída com o argumento de que a entrega de documentos decorreu fora do prazo.

Assim, tudo indica que Luís Filipe Barreira será o sucessor Ana Rita Cavaco, impedida de concorrer por limitação de mandatos, e que soma sete anos de liderança.

Durante o seu mandato, foi notícia a acusação de que Ana Rita Cavaco, alegadamente, se recusou a colaborar com a sindicância da Inspeção-Geral de Atividades em Saúde (IGAS), tendo esta apontado, em sua defesa, que aquela ação inspetiva, levada a cabo em maio de 2019, tinha “uma motivação política”, supostamente baseada nas divergências públicas entre o organismo e então ministra da Saúde, Marta Temido.

Registou-se também uma queixa feita por mais de uma centena de enfermeiros à OE, uma participação disciplinar contra a bastonária por “linguagem imprópria” e comentários ”violadores dos deveres deontológicos” publicados na sua página pessoal do Facebook.

Esta queixa arquivada em março de 2021 pela OE, mas o grupo anunciou que ia recorrer a tribunais administrativos por considerar que os comentários da bastonária “danificaram a imagem e reputação da Ordem”.

Ana Rita Cavaco tomou posse pela primeira vez em 30 de janeiro de 2016, sendo reeleita em 2019.

De acordo com o Estatutos da OE, criada em 1998, os titulares e membros dos órgãos da ordem são eleitos para mandatos com a duração de quatro anos e não podem assumir mais de dois mandatos consecutivos.

Na Madeira, única secção que tem na corrida duas listas, a A avança com Ana Maria Alves Gouveia, que coordenou a campanha de vacinação contra a covid-19 nesta região, enquanto a B, sem qualquer vinculação a uma candidatura nacional, tem como cabeça de lista Teresa Espírito Santo, que assumiu as funções de presidente do Conselho Jurisdicional Regional no mandato que agora termina.

Últimas do País

Cinco reclusos fugiram hoje do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Lisboa, pelas 10:00, anunciou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

De acordo com o Relatório Europeu sobre Drogas 2023, Portugal está entre os países com maior apreensão de drogas na Europa. A posição geográfica estratégica do país é vista como um ponto de entrada na Europa para drogas provenientes especialmente de zonas como a América Latina e África. No ano passado, segundo dados avançados pela […]

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu, num armazém do Norte do país, 260 quilos de cocaína chegados a Portugal num contentor de milho para moagem, detendo um homem suspeito de fazer parte de uma rede internacional, anunciou hoje num comunicado.
A tripulação do helicóptero do INEM, acidentado na segunda-feira, em Mondim de Basto, Vila Real, sabia, antes de tentar aterrar perto de uma pedreira, que podia ficar sem referências visuais devido ao pó e ter de abortar a manobra.
Quatro urgências estão encerradas hoje nos hospitais e o acesso será mais difícil no fim de semana, com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a indicar sete urgências fechadas no sábado e oito no domingo.
Uma petição com mais 10.300 assinaturas, enviada hoje ao parlamento, apela a uma revisão da estrutura e funcionamento das entidades fiscalizadoras das acessibilidades, denunciando passadeiras mal rebaixadas, rampas inclinadas e paragens de autocarro junto a passagens de peões.
A GNR deteve cinco homens e constituiu arguidos outros três por ofensas à integridade física qualificada, posse de arma proibida e tráfico de estupefacientes, na localidade da Torreira, concelho da Murtosa, distrito de Aveiro.
O empresário Francisco Pessegueiro, arguido no processo Vórtex, disse hoje em tribunal que o ex-presidente da Câmara de Espinho Pinto Moreira lhe pediu 50 mil euros para aprovar dois projetos urbanísticos, o que foi negado pelo ex-autarca do PSD.
O Ministério Público (MP) determinou a abertura de um inquérito à queda do helicóptero no rio Douro, em Lamego, distrito de Viseu, causando a morte a cinco militares da GNR, indicou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Portugal tem quase 15 mil cuidadores informais, dos quais mais de 9 mil são cuidadores principais, segundo dados do Instituto da Segurança Social relativos a julho, sobretudo mulheres com idade média próxima dos 60 anos.