Reforçada segurança nas celebrações do Natal na Alemanha e na Áustria

A segurança nas celebrações do Natal na Alemanha e na Áustria foi reforçada devido a preocupações com ataques de extremistas islâmicos, inclusive foram proibidas as visitas turísticas na catedral alemã de Colónia, informaram hoje as autoridades.

© DR

Na cidade alemã de Colónia vai haver também controlo de segurança para entrar hoje na missa da meia-noite, no entanto um alto funcionário da segurança pediu às pessoas que não evitem as celebrações do Natal por medo.

Os fiéis compareceram hoje a vários serviços religiosos na catedral de Colónia, mas as visitas de turistas foram proibidas, um dia depois de a polícia ter revistado o espaço com cães pisteiros, por ter indicações de um possível ataque.

Com várias dezenas de oficiais de serviço do lado de fora da catedral, o bispo auxiliar Rolf Steinhaeuser cumprimentou os participantes naquele que disse ser “provavelmente o serviço religioso mais seguro de toda a Alemanha”.

Na Áustria, a polícia disse que também foi reforçada a segurança junto das igrejas e dos mercados de Natal de Viena, aparentemente em resposta às mesmas informações sobre uma potencial ameaça, segundo a agência de notícias Associated Press (AP).

A polícia austríaca não deu mais informações, mas a agência de notícias German Press Agency adiantou, sem citar fonte, que a ameaça vinha de um grupo extremista islâmico.

A polícia de Colónia disse que estava a tomar precauções durante o Natal, embora a informação que possuía fosse sobre um ataque na véspera de Ano Novo.

“Mesmo que a referência fosse à passagem de ano, há muita gente na zona em redor da catedral, hoje é celebrada missa da véspera de Natal, à meia-noite, é uma das catedrais mais visitadas, e a principal estação ferroviária fica perto”, afirmou o porta-voz da polícia Wolfgang Baldes, em declarações aos jornalistas em frente à catedral de Colónia.

Numa uma entrevista ao ‘site’ da arquidiocese de Colónia – domradio.de –, o reitor da catedral Guido Assmann indicou que a suspensão das visitas turísticas não representou uma grande mudança, uma vez que tais visitas normalmente não são permitidas durante os momentos de culto, que estão agendados durante todo o dia de hoje.

A imponente catedral de Colónia, em que as torres gémeas se elevam a 157 metros (515 pés) de altura, é um importante destino turístico visitado por cerca de seis milhões de pessoas por ano. Também é o lar do Santuário dos Três Reis Magos, um caixão decorado com ouro e prata que supostamente contém as relíquias dos três reis magos descritos no Novo Testamento como uma homenagem ao recém-nascido Jesus.

A polícia e as autoridades da catedral pediram aos fiéis que planeiam assistir à missa hoje à noite que cheguem cedo e não tragam malas ou bolsas.

Ao mesmo tempo, o ministro do Interior do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, Herbert Reul, apelou aos cidadãos para não deixarem de ir à igreja e celebrar o Natal: “O medo é a moeda dos terroristas. Não deveríamos torná-lo mais valioso”.

“Aconselha-se cautela”, afirmou Herbert Reul, ressalvando, no entanto, que as necessárias medidas de segurança estão a ser implementadas.

“Não estamos indefesos. As nossas agências estão a usar todas as informações disponíveis para nos proteger da melhor forma possível”, reforçou o ministro do Interior do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália.

Em 05 de dezembro, a comissária de Assuntos Internos da União Europeia, Ylva Johansson, alertou que a Europa enfrenta um “enorme risco de ataques terroristas” durante as férias de Natal devido às consequências da guerra entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas.

Últimas do Mundo

Centenas de banhistas parisienses deram hoje um mergulho no Sena pela primeira vez desde 1923, o culminar de uma limpeza do icónico rio da capital francesa que começou com os Jogos Olímpicos de 2024.
A Polónia vai destacar cinco mil militares para os controlos fronteiriços com a Alemanha e a Lituânia, a partir de segunda-feira até pelo menos até 5 de agosto, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A ilha italiana da Sicília vai acolher o primeiro centro de formação para pilotos de caças F-35 fora dos Estados Unidos, anunciou hoje o ministro da Defesa de Itália, Guido Crosetto.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, considerou hoje "uma vergonha" a Marcha do Orgulho Gay, que reuniu no sábado nas ruas de Budapeste dezenas de milhares de pessoas, apesar da proibição da polícia.
A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), reunida esta semana no Porto, pediu hoje "atenção internacional urgente" para o rapto, deportação e "russificação" de crianças ucranianas.
Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas temporariamente na Turquia devido a incêndios florestais que têm afetado as províncias de Esmirna, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou esta segunda-feira a Agência Turca de Gestão de Catástrofes (AFAD).
A Força Aérea polaca ativou todos os recursos disponíveis no sábado à noite durante o ataque russo ao território ucraniano, uma vez que a ofensiva russa afetou territórios próximos da fronteira com a Polónia.
O Papa Leão XIV pediu hoje orações pelo silêncio das armas e pelo trabalho pela paz através do diálogo, durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Um ataque massivo da Rússia com 477 drones e 60 mísseis, na noite de sábado, causou a morte de um piloto da Força Aérea e seis feridos na cidade ucraniana Smila, denunciou hoje o Presidente da Ucrânia.
A constante ligação aos ecrãs e a proliferação de métodos de comunicação estão a conduzir a dias de trabalho intermináveis com interrupções constantes, com graves consequências para a saúde mental e física, alertam especialistas e vários estudos recentes.