Forças Armadas de Israel intensificam combates no norte de Gaza

O Exército israelita anunciou o reforço de uma ofensiva no norte da Faixa de Gaza, onde já tinha assumido um controlo quase total, ao mesmo tempo que mantém combates no centro e no sul do enclave palestiniano.

© Facebook Israel Reports

Em Khan Younis, a zona mais importante do sul da Faixa de Gaza e reduto do Hamas, os aviões de combate israelitas bombardearam “dois complexos utilizados como infraestruturas terroristas e mataram terroristas armados no interior”, um dos quais transportava um lança-foguetes anti tanque RPG, declarou um porta-voz do Exército israelita.

As tropas realizaram também “ataques direcionados”, nos quais localizaram “grandes quantidades de armas, equipamento militar e bens tecnológicos”, incluindo no interior da residência de um suposto membro das milícias, e neutralizaram uma célula que preparava um alegado ataque contra as forças israelitas na zona do Hospital Al Amal, acrescentou a mesma fonte.

Este hospital, bem como o Hospital Naser, ambos em Khan Younis, estão cercados pelo Exército há vários dias, enquanto os médicos, os doentes e os milhares de deslocados estão retidos no interior, sem alimentos e com uma escassez de material médico, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.

Entretanto, no centro da Faixa de Gaza, as tropas israelitas “mataram dezenas de terroristas armados durante vários combates” tendo o Exército utilizado carros de combate e infantaria, afirmou o porta-voz militar.

No norte da Faixa de Gaza, onde a incursão terrestre israelita teve início no final de outubro do ano passado e onde o Exército tinha assumido um controlo quase total, os combates aumentaram de intensidade.

Vários confrontos eclodiram nos arredores de Al Shati, provocando a morte de numerosos combatentes do Hamas e a apreensão de armas.

Os bombardeamentos israelitas visavam infraestruturas das milícias, os postos antitanque, os túneis e os postos de observação, informou ainda o Exército israelita.

De acordo com informações da Rádio do Exército, as tropas planeiam reforçar as operações no norte do enclave palestiniano nas próximas semanas, porque existem “indicações” de que o Hamas está a tentar restabelecer “presença militar no local”.

O relatório, que não cita fontes, disse que o Exército acredita que cerca de dois mil membros do Hamas permanecem na área, sob o controlo do comandante local Izadin al-Hadad, enquanto os principais líderes do grupo islâmico estão “escondidos no sul”.

A situação pode ficar a dever-se à ausência de um organismo para gerir os assuntos civis no norte de Gaza, estando o Hamas a ocupar o “vazio de poder”, de acordo com a Rádio do Exército.

O número de mortos palestinianos na Faixa de Gaza aumentou para 26.422 mortos registando-se mais de 65 mil feridos, na maioria crianças e mulheres.

“Dezenas de civis foram mortos e outros ficaram feridos na sequência dos bombardeamentos israelitas em curso em várias zonas da Faixa de Gaza”, noticiou a agência noticiosa oficial palestiniana Wafa, referindo, entre as vítimas, o jornalista Isam al-Lulu, a mulher e os dois filhos, mortos no centro do enclave.

Últimas do Mundo

Várias pessoas morreram hoje no centro da capital sueca, Estocolmo, atropeladas por um autocarro num incidente que provocou também vários feridos, afirmou a polícia sueca em comunicado.
A liberdade na Internet em Angola e no Brasil continuou sob pressão devido a restrições legais, à repressão à liberdade de expressão e a campanhas para manipular narrativas políticas, segundo um estudo publicado hoje.
Os Estados Unidos adiaram hoje, pela segunda vez, o lançamento de dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Após os ataques em Magdeburgo e Berlim, os icónicos mercados de Natal alemães estão sob alerta máximo. O governo impôs medidas antiterrorismo rigorosas e custos milionários, deixando cidades e organizadores em colapso financeiro.
Um relatório do Ministério do Interior alemão revela que suspeitos sírios estão associados a mais de 135 mil crimes em menos de uma década. A AfD aponta o dedo ao governo de Olaf Scholz e exige deportações imediatas.
O aumento da temperatura global vai ultrapassar o objetivo de 1,5 graus centígrados no máximo numa década em todos os cenários contemplados pela Agência Internacional de Energia (AIE), relatório anual de perspetivas energéticas globais, hoje publicado.
A Ryanair deve abster-se de impedir o embarque de passageiros, com reserva confirmada, que não sejam portadores do cartão digital, bem como de impor taxas pela utilização do cartão físico, determinou a ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil.
O Governo ucraniano afastou hoje o ministro da Justiça, depois de este ter sido implicado num alegado esquema de cobrança de comissões na empresa nacional de energia atómica, revelado na segunda-feira pela agência anticorrupção do país.
Pelo menos 27 pessoas morreram e 3,6 milhões foram afetadas pela passagem do supertufão Fung-wong nas Filipinas no domingo, informaram hoje as autoridades locais.
As autoridades espanholas intercetaram 18 migrantes em Pilar de la Mola, que tinham alcançado Formentera, ilhas Baleares, na terça-feira à noite a bordo de uma embarcação precária.