Protestos bloqueiam principais acessos à Comissão Europeia

© D.R.

 

Pelas 08:30, centenas de tratores bloquearam os acessos à rotunda de Schuman, a escassos metros dos edifícios da Comissão Europeia e do Conselho e Europeu, e ocuparam a totalidade da Rue de La Loi, uma das principais e mais movimentadas da capital da Bélgica.

O perímetro de segurança instalado pela polícia impediu o avanço dos agricultores até à rotunda.

A polícia está a impedir os jornalistas de acederem aos espaços para fazer o acompanhamento da manifestação e aos edifícios da Comissão, ainda que devidamente acreditados.

O cenário em frente ao Parlamento Europeu no dia 01 de fevereiro repete-se hoje em frente ao local das decisões do executivo de Ursula von der Leyen.

Com palavras de ordem e buzinas que ecoam pelas ruas demonstram o descontentamento pelas decisões do executivo comunitário.

A falta de apoios específicos, por exemplo, para acompanhar as ambições ambientais de Bruxelas é uma das reivindicações.

Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, em Bruxelas, para analisar as medidas de ajuda aos agricultores.

Últimas do Mundo

O Kremlin justificou esta quinta-feira os cortes cada vez mais frequentes de internet, mesmo nas regiões orientais, com a segurança nacional devido à guerra na Ucrânia.
As autoridades de saúde moçambicanas confirmaram mais dois casos positivos de mpox nas últimas 24 horas, elevando o total para seis, todos na província de Niassa, norte de país, além de 23 suspeitos.
Um cidadão de nacionalidade portuguesa está entre as vítimas do incêndio num lar de idosos em Boston, Massachusetts, nos EUA. O fogo causou nove mortos.
Mais de 50 pessoas morreram nas últimas 24 horas devido às chuvas no Paquistão, informou uma agência governamental, elevando para cerca de 180 o total de mortos desde o início das monções de verão, no final de junho.
A fábrica da Venture Global, localizada no estado norte-americano do Louisiana, está atualmente em construção e será capaz de produzir até 28 milhões de toneladas de gás anualmente, quando estiver concluída.
O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, confirmou hoje que 21 pessoas morreram, 15 destas asfixiadas devido ao lançamento de gás lacrimogéneo, num centro de distribuição de alimentos no sul de Gaza.
Pelo menos 20 pessoas morreram quando procuravam ajuda num dos pontos de distribuição de alimentos da Fundação Humanitária de Gaza (GHF), no sul da Faixa de Gaza, disse hoje esta organização apoiada por Israel e pelos Estados Unidos.
Também foi declarada a apreensão de cerca de um milhão de euros em dinheiro e bens e a retirada de quatro passaportes para impedir que os suspeitos deixem o país.
A Google vai investir mais de três mil milhões de dólares (cerca de 2,5 mil milhões de euros) no maior acordo hidroelétrico dos EUA com a Brookfield Asset Management, anunciaram esta terça-feira as duas empresas.
O primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmigal, apresentou hoje a demissão ao parlamento, um dia depois de o Presidente ucraniano ter confirmado Yulia Svyrydenko como candidata ao cargo.