26 Maio, 2024

Rússia reivindica tomada de localidade no leste da Ucrânia

A Rússia reivindicou hoje a conquista da localidade de Bogdanivka, entre Bakhmut e Chassiv Iar, no leste da Ucrânia, onde tem estado na ofensiva nas últimas semanas contra as tropas ucranianas com falta de munições.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

“As unidades do grupo de tropas Sul libertaram completamente a cidade de Bogdanovka, na República Popular de Donetsk”, afirmou o Ministério da Defesa russo em comunicado, segundo a agência francesa AFP.

Bogdanivka, uma pequena localidade com menos de 100 habitantes antes da guerra, fica a menos de 10 quilómetros de Chassiv Iar, a cidade-alvo do exército russo após a conquista de Bakhmut, mais a leste, na primavera de 2023.

O anúncio de Moscovo surge um dia depois de a Câmara dos Representantes norte-americana ter aprovado 61 mil milhões de dólares (57,2 mil milhões de euros, ao câmbio atual) de ajuda a Kiev, cujo exército está sob pressão.

As forças ucranianas têm falta de munições e estão a ter dificuldade em recrutar novos voluntários após mais de dois anos de uma guerra que esgotou as tropas.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados