Papa Francisco afirma que as guerras são um escândalo intolerável

O Papa Francisco afirmou hoje que as guerras que assolam o mundo são “um escândalo que a comunidade internacional não deve tolerar” e observou que elas contradizem “o espírito de fraternidade dos Jogos Olímpicos que acabam de começar”.

© D.R.

 

“Enquanto há muitas pessoas no mundo a sofrer de catástrofes e fome, as armas continuam a ser fabricadas e vendidas, alimentando guerras grandes e pequenas. Este é um escândalo que a comunidade internacional não deve tolerar e que contradiz o espírito de fraternidade dos Jogos Olímpicos”, disse o chefe da Igreja Católica no final da oração do Angelus dominical, perante os fiéis na Praça de São Pedro.

“Não esqueçamos, irmãos e irmãs, que a guerra é uma derrota”, reiterou Francisco, que nas últimas semanas apelou a uma trégua nos conflitos que afetam o mundo durante os Jogos Olímpicos.

Francisco apelou ainda às orações “pelas vítimas do grande deslizamento de terras que devastou uma aldeia no sul da Etiópia”, e mostrou-se solidário com a população afetada, numa catástrofe que causou a morte de pelo menos 257 pessoas.

Por outro lado, também dirigiu palavras aos idosos, ao assinalar hoje a celebração do IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que ele próprio instituiu há anos, e apelou a que os mais velhos não sejam abandonados.

“O abandono dos idosos é, de facto, uma triste realidade à qual não nos devemos habituar”, disse Francisco.

“Para muitos deles, sobretudo nestes dias de verão, a solidão corre o risco de se tornar um fardo difícil de suportar”, acrescentou o pontífice, que pediu uma salva de palmas para todos os idosos.

O pontífice apelou ainda ao reforço da “aliança entre netos e avós, entre jovens e idosos”, para “dizer não à solidão dos idosos”.

“O nosso futuro depende muito da forma como os avós e os netos aprendem a viver juntos”, concluiu.

Últimas do Mundo

O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O número de mortos pelas cheias no sul da Tailândia aumentou para 145, anunciou hoje um porta-voz do Governo tailandês numa conferência de imprensa, quando as chuvas também estão a provocar mortes nos países vizinhos.
Andriy Yermak, o homem mais poderoso depois do Presidente ucraniano, está a ser investigado por corrupção ligada à Energoatom. O NABU entrou esta sexta-feira na sua casa, abalando o núcleo duro do poder em plena guerra.