Autoridades ordenam evacuação do centro de Hollywood devido a incêndios

As autoridades ordenaram aos moradores do bairro histórico de Hollywood, no sudoeste dos EUA, que abandonassem as suas casas, depois de um novo incêndio ter deflagrado a centenas de metros da Hollywood Boulevard.

©D.R.

“Ameaça imediata à vida. Esta é uma ordem legal para sair agora. A área está legalmente fechada ao acesso público”, disse na quarta-feira o Corpo de Bombeiros de Los Angeles, que divulgou ainda um mapa que mostra secções do famoso zona ligada ao cinema.

Entretanto, o presidente dos EUA, Joe Biden, cancelou uma viagem oficial a Itália, marcada para hoje, devido aos incêndios florestais que assolam Los Angeles, anunciou a Casa Branca.

Biden, que viajou para Los Angeles na quarta-feira para se reunir com os serviços de emergência, “tomou a decisão de cancelar a sua próxima viagem a Itália para se concentrar na gestão da resposta federal geral nos próximos dias”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean.

O Presidente democrata deveria visitar para Itália até 12 de janeiro, naquela que seria provavelmente a última viagem ao estrangeiro antes de o republicano Donald Trump regressar ao poder, a 20 de janeiro.

Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 100 mil foram obrigadas a fugir de casa em várias zonas de Los Angeles, onde seis incêndios de proporções gigantescas já destruíram cerca de 1.500 habitações.

Nuvens negras de fumo tapam o sol em grandes extensões da cidade e caem cinzas mesmo em bairros que estão a vários quilómetros das zonas afetadas. Seis escolas foram encerradas e centros recreativos foram transformados em abrigos para os que tiveram de ser evacuados.

Alguns portugueses que vivem em Los Angeles tiveram ser retirados e estão em casa de amigos. Outros estão em alerta porque vivem perto das zonas por onde os fogos estão a alastrar. Muitas pessoas decidiram não enviar os filhos para a escola devido aos alertas sobre a má qualidade do ar.

Há 160 mil casas sem eletricidade há mais de 24 horas e já foi declarado o estado de emergência pelo condado de Los Angeles e pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, que conseguiu luz verde do Presidente Joe Biden para obter ajuda federal no combate aos incêndios.

“A situação em Los Angeles é altamente perigosa e está em rápida evolução”, disse Newsom, numa conferência de imprensa conjunta com Joe Biden.

“A ação rápida do Presidente Biden é uma tremenda ajuda para a Califórnia, à medida que fazemos tudo o que podemos para proteger os residentes com recursos federais, locais e estaduais significativos”, acrescentou.

Os bombeiros não conseguiram ainda conter qualquer parte dos fogos, que estão com percurso imprevisível devido aos ventos fortes, que chegaram a atingir 160 quilómetros por hora.

Estes são os piores ventos desde 2011 e o fogo é já o mais destrutivo da história de Los Angeles.

Últimas do Mundo

As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.