Kyiv abate 90 ‘drones’ e ataca infraestrutura de energia russa

As defesas aéreas ucranianas abateram 90 'drones' kamikaze sobre várias regiões da Ucrânia durante a noite de hoje, mas também atacaram solo russo, causado danos numa infraestrutura e energia russa, informou a Força Aérea Ucraniana.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

De acordo com as autoridades de Kyiv, o ataque dos ‘drones’ russo causou danos nas regiões de Odessa (sul), Kharkiv e Sumi (nordeste), Dnipropetrovsk e Kirovohrad (centro) e Chernihiv e Kyiv (norte).

Na região de Odessa, uma pessoa ficou ferida e cerca de 500 clientes ficaram sem energia devido aos danos ao sistema elétrico.

Por outro lado, “‘drones’ desconhecidos atingiram uma infraestrutura de energia na região de Astrakhan, na Federação Russa”, escreveu, sarcasticamente, o chefe do Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia, Andry Kovalenko, nas redes sociais.

Kovalenko acrescentou, referindo-se aos ‘drones’ ucranianos que atacam a infraestrutura estratégica russa todas as noites, que “a intensidade do trabalho de drones desconhecidos está a aumentar”.

Ucrânia e Rússia continuam a trocar golpes contra as retaguardas uma da outra enquanto aguardam uma resposta definitiva do Kremlin à proposta de trégua de 30 dias apresentada pelos EUA, que já foi aceite por Kyiv.

Últimas do Mundo

A ilha italiana da Sicília vai acolher o primeiro centro de formação para pilotos de caças F-35 fora dos Estados Unidos, anunciou hoje o ministro da Defesa de Itália, Guido Crosetto.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, considerou hoje "uma vergonha" a Marcha do Orgulho Gay, que reuniu no sábado nas ruas de Budapeste dezenas de milhares de pessoas, apesar da proibição da polícia.
A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), reunida esta semana no Porto, pediu hoje "atenção internacional urgente" para o rapto, deportação e "russificação" de crianças ucranianas.
Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas temporariamente na Turquia devido a incêndios florestais que têm afetado as províncias de Esmirna, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou esta segunda-feira a Agência Turca de Gestão de Catástrofes (AFAD).
A Força Aérea polaca ativou todos os recursos disponíveis no sábado à noite durante o ataque russo ao território ucraniano, uma vez que a ofensiva russa afetou territórios próximos da fronteira com a Polónia.
O Papa Leão XIV pediu hoje orações pelo silêncio das armas e pelo trabalho pela paz através do diálogo, durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Um ataque massivo da Rússia com 477 drones e 60 mísseis, na noite de sábado, causou a morte de um piloto da Força Aérea e seis feridos na cidade ucraniana Smila, denunciou hoje o Presidente da Ucrânia.
A constante ligação aos ecrãs e a proliferação de métodos de comunicação estão a conduzir a dias de trabalho intermináveis com interrupções constantes, com graves consequências para a saúde mental e física, alertam especialistas e vários estudos recentes.
A associação de empresas de energia de Espanha (Aelec), que integram EDP, Endesa e Iberdrola, atribuiu hoje o apagão de abril à má gestão do operador da rede elétrica espanhola no controlo de flutuações e sobrecarga de tensão.
As companhias aéreas europeias, americanas e asiáticas suspenderam ou reduziram os voos para o Médio Oriente devido ao conflito entre Israel e o Irão e aos bombardeamentos dos EUA contra este último país.