Vários mortos em queda de avião privado na Califórnia

Várias pessoas morreram hoje, após a queda de um pequeno avião privado numa zona residencial de San Diego, na Califórnia, oeste dos Estados Unidos, causando incêndios em habitações e veículos, segundo as autoridades locais.

© D.R.

“Acreditamos que existem várias fatalidades”, disse Dan Eddy, chefe adjunto do Corpo de Bombeiros de San Diego, sem especificar.

As vítimas estavam aparentemente a bordo da aeronave, um Cessna 550, e não nos veículos ou casas atingidos no acidente.

A polícia e os bombeiros de San Diego disseram que o avião tinha capacidade para oito a dez pessoas, mas ainda não sabem quantas estavam a bordo.

Segundo os bombeiros, o acidente aconteceu cerca das 03:45 locais (11:45 em Lisboa) e o avião atingiu cerca de 15 casas.

Numa conferência de imprensa, o responsável dos bombeiros adiantou que as autoridades vão investigar se o avião atingiu uma linha de energia.

“Quando se despenhou na rua, o combustível do jato caiu e atingiu todos os carros que estavam nos dois lados da rua”, disse Dan Eddy, que referiu que “todos os carros estavam a arder nos dois lados da rua”.

Várias casas foram evacuadas, devido à fuga de combustível provocada pela queda do avião.

Por sua vez, o Departamento de Polícia de San Diego pediu ao público que evite a área. De acordo com informações preliminares, não foi feita qualquer chamada de emergência antes do acidente.

As autoridades de San Diego não divulgaram detalhes sobre o avião que caiu, mas disseram que se tratava de um voo vindo do Centro-Oeste.

A aeronave, de modelo Cessna 550, partiu do aeroporto de Teterboro, nos arredores da cidade de Nova Iorque, na noite de quarta-feira. Depois de uma paragem em Wichita, no Kansas, partiu para San Diego.

De acordo com os registos, a aeronave é propriedade de uma empresa do Alasca e foi construída em 1985, noticiou a estação norte-americana CNN.

Últimas do Mundo

O ministro das Finanças da Irlanda e atual presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, foi hoje reeleito líder do fórum informal dos governantes da moeda única, após os outros dois concorrentes se terem retirado da ‘corrida’.
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Mao Ning, acusou o dalai-lama de estar "há muito tempo envolvido em atividades separatistas contra a China sob disfarce religioso" e de tentar "separar o Tibete da China"
A Polónia restabeleceu os controlos fronteiriços com a Alemanha e a Lituânia à meia-noite de domingo (23:00 em Lisboa), uma decisão que visa conter o fluxo de imigração ilegal.
Centenas de banhistas parisienses deram hoje um mergulho no Sena pela primeira vez desde 1923, o culminar de uma limpeza do icónico rio da capital francesa que começou com os Jogos Olímpicos de 2024.
A Polónia vai destacar cinco mil militares para os controlos fronteiriços com a Alemanha e a Lituânia, a partir de segunda-feira até pelo menos até 5 de agosto, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A ilha italiana da Sicília vai acolher o primeiro centro de formação para pilotos de caças F-35 fora dos Estados Unidos, anunciou hoje o ministro da Defesa de Itália, Guido Crosetto.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, considerou hoje "uma vergonha" a Marcha do Orgulho Gay, que reuniu no sábado nas ruas de Budapeste dezenas de milhares de pessoas, apesar da proibição da polícia.
A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), reunida esta semana no Porto, pediu hoje "atenção internacional urgente" para o rapto, deportação e "russificação" de crianças ucranianas.
Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas temporariamente na Turquia devido a incêndios florestais que têm afetado as províncias de Esmirna, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou esta segunda-feira a Agência Turca de Gestão de Catástrofes (AFAD).
A Força Aérea polaca ativou todos os recursos disponíveis no sábado à noite durante o ataque russo ao território ucraniano, uma vez que a ofensiva russa afetou territórios próximos da fronteira com a Polónia.