ASAE faz três detenções e abre processos por especulação e contrafação no âmbito da Final da Taça de Portugal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve três pessoas, constituiu seis arguidos e instaurou sete processos-crime por especulação, venda irregular de bilhetes e contrafação de produtos para a final da Taça de Portugal em futebol.

© Facebook\asae.gov.pt

Em comunicado, a ASAE refere que, no âmbito da Final da Taça de Portugal em futebol, no Estádio Nacional do Jamor, Lisboa, entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, desencadeou, nos últimos dias, uma série de operações de prevenção e repressão criminal, com o objetivo de combater práticas ilícitas, nomeadamente crimes de especulação, venda irregular de bilhetes e contrafação de produtos.

As várias operações realizadas em diversos pontos do país resultaram na “detenção de três pessoas, na instauração de sete processos-crime, de especulação e venda de produtos contrafeitos, e na constituição de arguido de seis suspeitos, aos quais foi aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência”.

Foram ainda apreendidos 32 bilhetes, com valores faciais unitários de 20 e 40 euros, que estariam a ser comercializados a preços muito acima do seu valor facial, tendo o valor especulado oscilado entre 60 e 305 euros por bilhete, “apresentando assim vantagens indevidas de elevado valor”, bem como 123 artigos desportivos contrafeitos (incluindo camisolas, cachecóis e outros acessórios), num valor estimado de 800 euros.

Os factos foram comunicados às autoridades judiciárias, tendo os detidos sido notificados para comparecerem em tribunal na próxima terça-feira, para julgamento em processo sumário, lê-se no comunicado da ASAE.

Últimas do País

O Tribunal de Coimbra condenou hoje quatro de nove arguidos acusados de tráfico de drogas, entre 2021 e 2023, a penas efetivas de prisão, entre cinco e sete anos.
A discussão da lei sobre violência obstétrica baixou hoje à especialidade sem votação, na sequência da aprovação de dois requerimentos para debater os projetos de lei do CDS-PP e do Livre.
O Parlamento aprovou hoje a criação de uma comissão de inquérito para apurar as responsabilidades políticas e de gestão do INEM nos últimos anos, na sequência de uma proposta apresentada pela bancada da Iniciativa Liberal (IL).
Seis urgências vão estar encerradas no sábado e sete no domingo, sendo uma de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 12:00 de hoje.
Quarenta e nove pessoas foram detidas em Portugal e Espanha numa operação de combate ao narcotráfico da GNR com a cooperação da Guardia Civil espanhola, na qual também foram apreendidas 18 lanchas no valor de oito milhões de euros, foi hoje revelado.
Um homem residente em Sintra ficou em prisão preventiva por decisão judicial, por estar "fortemente indiciado" por 15 crimes de abuso sexual da sua enteada, na residência familiar, informou hoje o Ministério Público (MP).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três suspeitos de roubar e sequestrar, com recurso a arma de fogo, um homem de 55 anos em Palmeira, Braga, foi hoje anunciado.
O cidadão argentino evadido de Vale de Judeus e recapturado em fevereiro no sul de Espanha, Rodolfo Lohrmann, foi hoje entregue à Polícia Judiciária (PJ), estando já na prisão de alta segurança de Monsanto, adiantou esta polícia.
A falta de climatização em vários serviços do Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia, levou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses a reivindicar a resolução do problema para evitar a "proliferação de infeções".
O piloto do helicóptero que caiu no rio Douro em agosto de 2024, vitimando cinco militares da GNR, foi constituído arguido e está indiciado por homicídio negligente e condução perigosa de meio de transporte, anunciou hoje a Polícia Judiciária.