Suspeita de corrupção no combate a incêndios ameaça “integridade”

A Transparência Internacional Portugal considerou hoje que as suspeitas de corrupção no combate a incêndios representam "um sério atentado à integridade da contratação pública" na Defesa, alertando para os riscos da criação de uma via verde no setor.

©D.R.

A Polícia Judiciária e a Procuradoria-Geral da República anunciaram, em 29 de maio, a realização de buscas e a constituição de 12 arguidos no âmbito da operação “Torre de Controlo”, por suspeitas de corrupção, abuso de poder e tráfico de influências, entre outros crimes, nos concursos públicos realizados desde 2022 no âmbito do combate aos incêndios rurais em Portugal, no valor de cerca de 100 milhões de euros.

As buscas envolveram a Autoridade Nacional de Aviação Civil, as instalações do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, em Alfragide (Amadora), e as empresas Helibravo, Heliportugal e HTA.

Para a Transparência Internacional Portugal, as suspeitas representam “um sério atentado à integridade da contratação pública no setor da Defesa”, em particular num contexto em que foi proposta em abril pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, uma via verde “para ‘ultrapassar burocracias’ e ‘complicações’ associadas ao controlo do Tribunal de Contas e à litigância pré-contratual”.

“Qualquer proposta de agilização não pode ser feita à custa da fiscalização e da garantia de legalidade, nomeadamente num setor estruturalmente exposto a risco de corrupção”, sublinha hoje, em comunicado, a representante nacional da coligação internacional anticorrupção.

Para conciliar agilização e integridade, a associação recomenda a “publicação acessível, atempada e integral de todos os contratos públicos”, o “reforço dos poderes fiscalizadores da Assembleia da República e do Tribunal de Contas”, e o “envolvimento de especialistas, entidades fiscalizadoras e sociedade civil em processos de reforma legislativa”.

Em 29 de maio, a PJ precisou que os concursos públicos sob suspeita incidem na compra de serviços de operação, manutenção e gestão da aeronavegabilidade dos meios aéreos próprios do Estado, dedicados exclusivamente ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

O objetivo da “complexa rede” alvo de buscas seria que o Estado português ficasse com carência de meios aéreos e, dessa forma, se sujeitasse aos subsequentes preços mais elevados destas sociedades comerciais.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, um homem próximo do ex-presidente da Guiné-Bissau Sissoco Embaló por suspeita de contrabando e branqueamento, adiantou à Lusa fonte ligada à investigação.
Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR por furto de azeitona, no concelho de Mourão, no distrito de Évora, tendo os militares apreendido 300 quilos daquele fruto, revelou hoje a força de segurança.
O tempo médio de espera no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra, atingia hoje as 15 horas e 19 minutos, com 36 utentes a aguardar uma primeira observação, cerca das 10:15.
Os concursos para contratar médicos especialistas recém-formados estão atrasados, alertou o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), sublinhando que o prazo para colocar mais profissionais nos serviços de saúde públicos terminou na sexta-feira.
A área ardida até 30 de novembro foi a quarta mais elevada desde 2001, com 270.000 hectares em 8.284 sinistros, e a segunda pior na década, só superada em 2017, segundo o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
O advogado Paulo Abreu dos Santos, com passagem pelo Governo, foi detido por centenas de crimes ligados à pornografia de menores e a abusos sexuais de crianças, alguns alegadamente praticados e registados pelo próprio.
O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira registou até às 12h00 deste sábado um total de 185 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas nesta região.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reclamou, este sábado, o pagamento imediato da dívida de 30 milhões de euros às corporações respeitante ao transporte de doentes urgentes para os hospitais e pediu para ser ouvida em qualquer reforma do setor.
Dois homens foram detidos na quinta-feira no concelho de Cantanhede por suspeita de tráfico de estupefacientes, informou hoje a GNR de Coimbra.
Os ministros das pescas europeus chegaram hoje a um acordo sobre as capturas em 2026, com uma previsão de reduzir o volume global, nalguns casos com impacto em Portugal, como é o caso do carapau, solha ou linguado.