Agente da ‘secreta’ ucraniana assassinado a tiro em plena luz do dia

Um agente dos serviços secretos da Ucrânia (SBU) foi hoje morto a tiro em Kiev, anunciou o próprio organismo, numa ocorrência considerada rara, mesmo em contexto de guerra.

© D.R.

Num comunicado enviado à AFP, o SBU confirmou a abertura de uma investigação criminal ao homicídio de um dos seus elementos, ocorrido no distrito de Golosiïvsky, na capital ucraniana.

As autoridades não revelaram a identidade da vítima.

Segundo a mesma nota, os serviços de segurança e a polícia estão a “tomar todas as medidas necessárias para apurar as circunstâncias do crime e levar os responsáveis à justiça”.

Uma gravação de videovigilância, partilhada em canais ucranianos na plataforma Telegram e não verificada pela AFP, mostra um homem encapuzado a disparar contra outro junto a um parque de estacionamento, antes de fugir do local.

A polícia ucraniana confirmou que, à chegada ao local, encontrou o corpo de um homem com ferimentos de bala, sublinhando que está empenhada em apurar todos os pormenores do caso.

Segundo o meio de comunicação independente Ukrainska Pravda, a vítima será o coronel Ivan Voronytch. A mesma fonte, citando elementos do SBU, indica que o agressor disparou cinco vezes com uma arma equipada com silenciador.

Apesar da guerra em curso desde fevereiro de 2022, ataques desta natureza em plena luz do dia são pouco comuns em Kiev.

Desde o início da invasão russa, há mais de três anos, tanto Moscovo como Kiev têm-se acusado mutuamente de estarem por trás de operações de assassínio, sabotagem e espionagem contra alvos políticos e militares.

Últimas do Mundo

Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).