Meta anuncia novos centros de dados para desenvolver “superinteligência” de IA

A operacionalização do primeiro centro está prevista para 2026. A Meta vai investir "centenas de milhares de dólares" em computação.

© D.R.

A Meta está a construir vários centros de dados com mais de um gigawatt (GW) de potência para aumentar as suas capacidades de Inteligência Artificial (IA), estando a operacionalização do primeiro centro prevista para 2026.

A informação revelada pelo presidente executivo (CEO) da Meta, Mark Zuckerberg, refere que a empresa está focada em avançar para o desenvolvimento da “superinteligência” de IA e em aumentar as suas capacidades de infraestrutura.

Neste sentido, a Meta planeia investir “centenas de milhares de milhões de dólares” em computação, através do desenvolvimento de novos centros de dados que terão uma potência superior a um gigawatt.

Segundo o responsável da gigante tecnológica, 01o primeiro destes centros estará localizado em Ohio, nos Estados Unidos da América, estando a sua operacionalização prevista para 2026.

Além deste centro, Zuckerberg detalhou que a empresa vai ainda construir outro centro de dados com mais potência. O executivo explicou que o desenvolvimento destas infraestruturas tem como objetivo impulsionar as capacidades de IA da Meta, pelo que os novos centros de dados terão “níveis de computação líderes na indústria”, bem como “de longe a maior capacidade de computação por investigador”.

Últimas do Mundo

O mundo está a caminho de acrescentar dois meses com temperaturas perigosamente elevadas até final do século, com os Estados mais pobres a serem mais afetados do que os maiores emissores de gases com efeito de estufa (GEE).
A Meta anunciou esta sexta-feira que está a adicionar controlos parentais para as interações entre crianças e os chatbots de inteligência artificial (IA), incluindo a capacidade de desativar parcialmente os modelos de IA a partir do início do próximo ano.
A República Checa vive uma mudança política de grande amplitude. O movimento liderado por Andrej Babiš, integrante dos Patriots for Europe, venceu as eleições parlamentares de 4 de outubro com 34,5 % dos votos e 80 deputados, tornando-se a principal força política do país.
Corrida solidária muçulmana realizada em Londres apenas para homens levanta acusações de discriminação e está sob investigação pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos.
A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.
A desflorestação atingiu 8,1 milhões de hectares em todo o mundo em 2024, de acordo com um relatório divulgado hoje, a menos de um mês da Conferência do Clima em Belém, no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.
O Governo mexicano anunciou hoje que 64 pessoas morreram e 65 estão desaparecidas na sequência das fortes chuvas que atingiram cinco estados do centro do México entre 06 e 09 de outubro.
A Iberdrola vai queixar-se na justiça da presidente da Red Eléctrica, a operadora do sistema elétrico de Espanha, por declarações em que atribuiu responsabilidades do apagão de 28 de abril às empresas produtoras, noticiam hoje meios de comunicação social espanhóis.