OSAE prevê constrangimentos nas plataformas de agentes de execução

Os sistemas informáticos da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) estão com constrangimentos, desde a semana passada, sendo que a resolução estará em curso até quinta-feira, indicou a bastonária à Lusa.

© OSAE

A bastonária da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução, Anabela Veloso, avançou, em resposta à Lusa, que apesar de o Sistema Informático de Suporte à Atividade dos Agentes de Execução (SISAAE) já se encontrar online, “o seu funcionamento é ainda instável e intermitente, não permitindo a plena tramitação processual de forma segura e eficaz nos processos executivos”.

Foi, por isso, “emitida uma declaração conjunta da Bastonária da OSAE e da Presidente do Conselho Profissional do Colégio dos Agentes de Execução, atestando formalmente a existência de constrangimentos desde o dia 09 de julho de 2025, que dificultam ou mesmo impossibilitam a prática de atos no SISAAE”, declaração que serve “como base para efeitos de justo impedimento”.

A previsão de resolução total “dependerá da estabilização do sistema”, sendo que as próximas horas, até quinta-feira à noite, são “consideradas cruciais para aferir a sua fiabilidade”.

Já a declaração de justo impedimento “manter-se-á em vigor até que seja publicamente atestada, por nova declaração conjunta, a total operacionalidade do sistema”.

Os problemas verificam-se desde 09 de julho e foram abordados numa nota publicada na sexta-feira passada na página da OSAE, segundo a qual as equipas técnicas estavam a “realizar todos os esforços necessários para que estes constrangimentos se resolvam o mais rapidamente possível”.

Entretanto, esta segunda-feira, deram conta que apesar da reposição técnica dos sistemas informáticos da OSAE e da retoma das comunicações com entidades externas, no domingo, “o sistema está inoperacional no que respeita à atividade dos Agentes de Execução”.

Nessa nota, foi indicado que estavam em curso “todos os esforços técnicos e institucionais possíveis para restabelecer a plena operacionalidade com a máxima urgência” e que “foram comunicadas as dificuldades técnicas às Entidades necessárias, nomeadamente que o sistema informático não permite o normal desempenho da atividade dos Agentes de Execução”.

Os constrangimentos estão então a ser resolvidos, mas continuam a existir alguns problemas no acesso às plataformas, segundo relatos de solicitadores à Lusa.

Na nota, a OSAE indicava que atos como reconhecimentos, termos de autenticação, certificações, entre outros, deveria “ser realizado ato avulso/folha avulsa/documento em Word”, com menção das dificuldades técnicas.

Já para os documentos particulares autenticados, era dispensado o registo em sistema informático, bem como para os reconhecimentos de assinatura para constituição de sociedades.

O aviso da OSAE também foi endereçado à Ordem dos Advogados, segundo uma nota publicada na sexta-feira passada, onde se informava que os sistemas informáticos estavam instáveis.

Últimas do País

Um homem de 52 anos foi detido pela Polícia Judiciária da Guarda por liderar um esquema fraudulento que lesou pelo menos 20 pessoas em quase um milhão de euros em mais de uma década.
Portugal utilizou 95% da quota de pesca do tamboril, ficando esta captura proibida a partir das 00h00 da próxima terça-feira, avisou hoje a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Um homem de 54 anos foi hoje detido por ter agredido uma magistrada do Ministério Público (MP) antes de uma diligência no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, confirmou à agência Lusa a PSP de Coimbra.
A delinquência juvenil aumentou 12,5% em 2024, com mais de dois mil crimes registados, segundo o RASI. Os crimes grupais também cresceram, sobretudo na Grande Lisboa, envolvendo jovens entre os 15 e os 25 anos.
Apesar do reforço orçamental de 200 milhões em julho, as dívidas voltaram a aumentar em agosto, o que expõe o subfinanciamento crónico dos hospitais, alerta o , presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.
A população portuguesa tem disponível para consumo uma média diária de 4.079 calorias (Kcal), o dobro do recomendado, revelou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) na divulgação de dados da Balança Alimentar Portuguesa (BAP).
Mais de nove mil estrangeiros foram notificados, durante o primeiro semestre de 2025, para abandonar Portugal, segundo dados divulgados hoje pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Um processo-crime por falsificação de géneros alimentícios e 17 processos de contraordenação foram instaurados pela ASAE numa fiscalização nacional à venda de suplementos alimentares, nas últimas semanas, no comércio físico e em 'sites' e páginas de redes sociais.
O número de cidadãos estrangeiros a residir em Portugal quadruplicou em sete anos, com cerca de 1,5 milhões registados no final de 2024, segundo dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Um homem, natural de Cabo Verde, ameaçou passageiros com uma faca de 41,5 cm na estação da Trindade, no Porto, sendo desarmado por um skate lançado por um dos presentes. Foi detido pela PSP e ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência.