Portugal obrigado pela UE a atualizar regras sobre transporte de mercadorias perigosas

A Comissão Europeia exigiu hoje que Portugal atualize as regras sobre o transporte de mercadorias perigosas por estrada, ferrovia e vias interiores navegáveis, para assegurar maior segurança, após o país ter falhado prazo de transposição.

© D.R.

De acordo com a informação hoje divulgada, o executivo comunitário decidiu iniciar procedimentos por infração ao enviar cartas de notificação formal a Portugal e outros oito países da União Europeia (UE), como Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Finlândia, Malta, Polónia e Eslovénia, por não terem comunicado integralmente as medidas de transposição da diretiva que atualiza a legislação sobre o transporte terrestre de mercadorias perigosas.

Os países da UE tinham até 30 de junho para incorporar as disposições da diretiva na sua legislação e, como estes nove falharam tal comunicação, devem fazê-lo num prazo de dois meses, sob pena de Bruxelas avançar com um parecer fundamento.

A diretiva em causa moderniza os regulamentos da UE relativos ao transporte terrestre de mercadorias perigosas, para refletir os últimos desenvolvimentos científicos e técnicos, cobrindo tanto as operações internacionais como nacionais.

A legislação aplica-se todas as operações de transporte, tanto nacionais como internacionais, realizadas dentro da UE, e visa garantir um nível de segurança elevado e uniforme.

Últimas do País

Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
A Direção-Geral da Saúde alerta para riscos na segurança da água e dos alimentos após a tempestade Kristin e os cortes de energia, recomendando cuidados no consumo, na alimentação e no saneamento para proteger a saúde da população.
A idade média com que os portugueses se reformam aumentou 8,5 meses entre 2018 e 2024, mesmo com a estabilização da idade legal de acesso à pensão, segundo dados analisados por economistas do Banco de Portugal (BdP).
A ministra do Ambiente e Energia disse hoje, durante uma deslocação à Marinha Grande, que foram distribuídos 200 geradores pelas zonas afetadas pela depressão Kristin, na quarta-feira, e garantiu que ainda há mais disponíveis.
O Governo aprovou na quinta-feira, em Conselho de Ministros, o decreto que reclassifica o edifício da Livraria Lello e Irmão, no Porto, como Monumento Nacional, que conclui um processo de sete anos.