Empresas da zona euro observam ligeira subida das taxas de juro no 3.º trimestre

As empresas da zona euro observaram uma ligeira subida das taxas de juro dos empréstimos bancários no terceiro trimestre, sobretudo as PME, foi hoje anunciado.

© D.R.

O Banco Central Europeu (BCE) informou hoje que as empresas da zona euro relataram um ligeiro aumento líquido nas taxas de juros dos empréstimos bancários (um aumento líquido de 2%, em comparação com -14% no trimestre anterior).

Este aumento foi relatado principalmente por pequenas e médias empresas, enquanto um saldo líquido de 3% das grandes empresas relatou uma queda nas taxas de juro.

Ao mesmo tempo, uma percentagem líquida de 23% das empresas (em comparação com 16% no trimestre anterior) observou aumentos tanto nos outros custos de financiamento (ou seja, encargos, taxas e comissões) como nos requisitos de garantia (uma percentagem líquida de 16%, em comparação com 11% no segundo trimestre de 2025).

As necessidades de empréstimos das empresas da zona euro mantiveram-se, mas a disponibilidade desses créditos bancários diminuiu, pelo que existe uma lacuna de financiamento de empréstimos bancários.

As empresas preveem que a disponibilidade de financiamento externo se manterá nos próximos três meses, pelo que as perspetivas são menos otimistas do que no inquérito do segundo trimestre.

As empresas da zona euro preveem uma inflação a um ano de 2,5% (2,5% no inquérito anterior).

As expectativas de inflação das empresas a três e cinco anos mantêm-se em 3%.

O BCE entrevistou 10.225 empresas da zona euro entre 27 de agosto e 03 de outubro de 2025, das quais 93% tinham menos de 250 funcionários.

Últimas do Mundo

O furacão Melissa atingiu a sua força máxima nas Caraíbas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC, na sigla em inglês), que prevê “ventos devastadores” e “inundações catastróficas” na Jamaica, divulgou hoje a imprensa internacional.
As empresas da zona euro observaram uma ligeira subida das taxas de juro dos empréstimos bancários no terceiro trimestre, sobretudo as PME, foi hoje anunciado.
Dois homens ligados ao roubo de joias no Museu do Louvre foram detidos pela polícia no sábado à noite, segundo a France-Presse, que cita fontes ligadas ao caso sem as identificar.
Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter atingiu esta madrugada a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, sem que as autoridades do arquipélago tivessem emitido alerta de tsunami.
A taxa de desemprego em Espanha aumentou ligeiramente no terceiro trimestre, atingindo os 10,45% da força de trabalho, face aos 10,29% do final de junho, segundo os dados oficiais divulgados hoje.
Soam os alarmes em Espanha com o presidente do Governo a preparar a maior regularização da história do país vizinho, abrindo caminho à residência e à nacionalidade para centenas de milhares de estrangeiros sem documentos.
A Comissão e o Parlamento europeus apelaram hoje ao consenso entre os Estados-membros para pôr fim ao acerto sazonal dos relógios na primavera e outono, sublinhando o impacto na saúde de uma prática que "já não serve qualquer propósito".
Quase 37.000 pessoas entraram no Reino Unido desde o início deste ano atravessando ilegalmente o Canal da Mancha, o que supera o número registado em todo o ano de 2024, anunciou hoje Ministério do Interior britânico.
O Museu do Louvre reabriu as portas aos visitantes hoje de manhã pela primeira vez desde o roubo feito no domingo por quatro assaltantes que levaram oito joias, causando um prejuízo estimado em 88 milhões de euros.
O Parlamento Europeu deu hoje “luz verde” à modernização das regras sobre cartas de condução na União Europeia, permitindo que jovens de 17 anos conduzam ao lado de um condutor experiente e a utilização de uma licença digital.