Mundial de Clubes e apagão entre os mais pesquisados na Google em 2025 em Portugal

As pesquisas feitas no Google mais frequentemente em Portugal durante 2025 foram dominadas por temas como o Mundial de Clubes, o apagão, Papa Leão XIV e a tragédia do Elevador da Glória.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Este ano, o retrato digital da pesquisa “mostrou um mundo em constante transformação onde a tecnologia, política, cultura pop e curiosidades inesperadas se misturaram”, de acordo com a informação relativa ao Ano em Pesquisa 2025 da Google em Portugal, divulgada em comunicado.

“Nas pesquisas gerais mais populares no Google, destaque para o Mundial de Clubes que deixou toda a gente presa ao ecrã, mobilizou adeptos do futebol e gerou um grande volume de pesquisas”, refere a Google.

Outro tema “marcante foi o inédito apagão que refletiu a preocupação das pessoas com a falha de energia que afetou Portugal e outros países da Europa no final do mês de abril”, prossegue a Google, adiantando que, no âmbito religioso e institucional, “o nome do Papa Leão XIV ganhou destaque, impulsionado pela curiosidade em torno do novo pontífice”.

Já no universo local, destaque para “a tragédia do Elevador da Glória que manteve a atenção e a curiosidade ao longo de vários dias”.

Segundo a Google, o futebolista Richard Rios “foi o jogador que mais se destacou nas pesquisas no Google, liderando uma lista de destaque que também incluiu o talento emergente Rodrigo Mora e várias das principais contratações que marcaram o futebol português em 2025”.

Por sua vez, “as pesquisas ‘O que é…?’ refletiram grande curiosidade por termos sociais e inesperados”.

A questão “O que é turbossexual?”, por exemplo, “popularizada por Filipe La Cerda no início de 2025, aguçou a imaginação das pessoas sobre o que seria seu significado”, adianta a tecnológica.

Temas relacionados com a política, medicina e o quotidiano também figuram nos temas com mais tendências de pesquisas.

“O ano de 2025 foi também marcado por várias perdas de figuras públicas que geraram forte comoção”, acrescenta, apontando que, “entre os falecidos que mais se destacaram nas pesquisas estão o futebolista Diogo Jota, que morreu tragicamente em julho aos 28 anos, o lendário vocalista dos Black Sabbath, Ozzy Osbourne, e a cantora e atriz brasileira Preta Gil”.

A morte do Papa Francisco “também gerou grande repercussão nacional e internacional”.

As pesquisas de tendências são “as pesquisas que tiveram o maior pico de tráfego durante um período sustentado em 2025 em comparação com 2024”, refere a Google.

A tecnológica “estuda a agregação de triliões de pesquisas que as pessoas perguntaram ao Google durante este ano” e “utiliza informação de múltiplas fontes, incluindo a sua ferramenta pública, Google Trends, bem como outras ferramentas internas de informação, também são filtradas as pesquisas spam e repetidas de maneira a criar as listas que melhor refletem o espírito de 2025”, explica.

Últimas do País

A influência às urnas para a eleição do próximo Presidente da República situava-se, até às 12h00 de hoje, nos 21,18%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
O escrutínio para eleger o Presidente da República decorre hoje e a tomada de posse do próximo chefe do Estado acontece em 09 de março, perante a Assembleia da República, como manda a Constituição de 1976.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclareceu hoje que os boletins de voto na segunda volta das eleições presidenciais terão os nomes de dois candidatos.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aplicou 19 processos de contraordenação a oficinas de automóveis pela falta do livro de reclamações e por não terem taxas e impostos nos preços afixados.
O Infarmed recebeu mais cinco pedidos para a realização de ensaios clínicos em 2025, totalizando 209, e autorizou 190, segundo dados hoje divulgados, que revelam uma diminuição do tempo médio de decisão para 32 dias.
Carência de professores generaliza-se a todo o país e obriga escolas a recorrer a horas extraordinárias e soluções de recurso.
Portugal registou mais mortes em 2025, com mais 3.124 óbitos face a 2024, mas os óbitos de crianças com menos de um ano baixaram.
O Heliporto do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, registou mais de 200 aterragens desde que retomou a atividade há 10 meses, dando resposta a pedidos de todo o país, anunciou hoje a instituição.
Quinze distritos estão atualmente sob aviso amarelo devido à previsão de neve e agitação marítima por vezes forte, avançou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um homem de 34 anos foi detido pela PSP em plena estação do Cais do Sodré, em Lisboa, por violência doméstica. O suspeito ameaçava a ex-companheira com uma faca e apalpava-a quando foi intercetado pelos agentes, após o alerta de um menor de 15 anos.