Mais de 180 ocorrências registadas na Madeira pela Proteção Civil

O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira registou até às 12h00 deste sábado um total de 185 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas nesta região.

© D.R.

Na informação disponibilizada, o SRPC adianta que estas situações envolveram 422 operacionais e 192 meios técnicos.

Destes incidentes, 107 foram quedas de árvores, cinco movimentos de massas, 15 ações preventivas de redução de risco, 12 sinalizações de perigo, 16 quedas de elementos de construção, 19 quedas de redes elétricas, três quedas de estruturas temporárias e oito remoções de elementos em perigo de queda.

Também enuncia que 54 destas ocorrências foram no concelho do Funchal, seguindo-se Santa Cruz (37), Machico (34) Calheta (16), Ribeira Brava (14), Câmara de Lobos (11), Santana (5), Porto Santo (4), Porto Moniz (4), São Vicente (4) e Ponta do Sol (2).

A Proteção Civil menciona que “todas as ocorrências foram prontamente resolvidas pelo patamar municipal”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo sob aviso vermelho (o mais grave) devido à forte agitação marítima até às 15h00 de hoje.

A situação de forte precipitação e o vento colocaram a Madeira com aviso laranja até domingo.

O arquipélago da Madeira está a ser afetado pela depressão Emília, com vento forte, queda de neve e chuva, que pode ser pontualmente forte.

Jogos de futebol adiados

O jogo entre Marítimo e Benfica B, marcado para este sábado e a contar para a 14.ª jornada da II Liga, foi adiado para data a comunicar nas próximas horas, “devido à impossibilidade de voos para a Madeira”, informou a Liga Portugal.

Também a Federação Portuguesa de Futebol indicou na sua calendarização que o jogo entre Marítimo e Valadares Gaia, dos oitavos de final da Taça de Portugal feminina, foi adiado quando deveria disputar-se a partir das 15h00.

Estes adiamentos seguem-se ao do embate entre Nacional e Tondela, que se deveria disputar hoje e foi reagendado para segunda-feira, às 17h30, em jogo da 14.ª jornada da I Liga.

As condições meteorológicas adversas no aeroporto da Madeira obrigaram ao cancelamento do voo da formação tondelense, sendo que a partida estava inicialmente marcada para as 15h30 deste sábado.

Mais de metade dos voos previstos no aeroporto da Madeira na sexta-feira, acabaram cancelados devido ao mau tempo, que inclui precipitação, vento forte e agitação marítima.

Últimas do País

A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.
O Grupo Vita, nomeado pela Igreja para receber queixas de abusos e apoiar as vítimas, alertou hoje que persistem "assimetrias de poder" e "perceções distorcidas" sobre o papel dos sacerdotes, que favorecem novos casos.
A Proteção Civil decidiu elevar o estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, para fazer face a nova depressão meteorológica que atravessará Portugal na próxima madrugada.
A Polícia Judiciária (PJ) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) detiveram 38 pessoas no âmbito de uma operação da Interpol de combate ao tráfico de pessoas.
A cidade de Lisboa registou, entre as 21:00 de segunda-feira e as 13:00 de hoje, um total de 56 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo quedas de árvores, revelou o diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil.
A falta de uma rede de rebocadores de salvamento e emergência em Portugal, ao contrário do que sucede em Espanha, contraria a vocação marítima do país, disse hoje o vice-presidente da comunidade portuária da Figueira da Foz.
Doze pessoas morreram e 24 sofreram ferimentos graves em 3.130 acidentes durante os seis dias da campanha de fiscalização rodoviária “Viaje sem pressa”, que detetou 20.363 infrações, incluindo 8.921 por excesso de velocidade.
Uma explosão num apartamento de um prédio de sete andares em Coimbra provocou hoje quatro feridos e não dois, como inicialmente adiantou o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Coimbra.
Portugal continental vai sofrer novo agravamento do estado do tempo na próxima noite devido à depressão Joseph, com vento forte com rajadas de 140 quilómetros por hora e foi emitido aviso vermelho para o Porto, Aveiro e Coimbra.
Oito mil clientes da E-Redes estavam às 09:00 de hoje sem energia elétrica em várias zonas de Portugal continental devido ao mau tempo provocado pela passagem da depressão Joseph, disse à Lusa fonte da empresa.