Pelo menos dois mortos e oito feridos em tiroteio na Universidade Brown nos EUA

Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.

© D.R.

O tiroteio ocorreu no edifício de engenharia da Universidade, no segundo dia das provas finais, e deixou pelo menos duas pessoas mortas e oito feridas em estado crítico, mas estável, disse Brett Smiley. A universidade da Ivy League emitiu um alerta de atirador ativo e pediu aos alunos e funcionários que se abrigassem.

Responsáveis da universidade começaram por informar os alunos e funcionários de que havia um suspeito que já estava sob custódia, mas entretanto corrigiram as informações, revelando que a polícia ainda estava à procura de um ou mais suspeitos, segundo os alertas emitidos pelo sistema de notificação de emergência da Brown citados pela Associated Press (AP).

 “Ainda estamos a receber informações sobre o que está a acontecer, mas estamos apenas a dizer às pessoas para trancarem as portas e permanecerem vigilantes”, disse o vereador de Providence John Gonçalves, cujo distrito inclui o campus da Brown.

“Como ex-aluno da Brown, alguém que ama a comunidade da Brown e representa esta área, estou de coração partido. Os meus sinceros pêsames a todos os familiares e pessoas afetadas”, acrescentou.

O tiroteio ocorreu no segundo dia de exames nacionais perto do edifício Barus & Holley, um complexo de sete andares onde funciona a Escola de Engenharia e o departamento de Física.

Segundo o site da universidade privada, o edifício conta com mais de 100 laboratórios, dezenas de salas de aula e escritórios.

Os estudantes foram instados a permanecer onde estavam enquanto a polícia continua a investigar, ao mesmo tempo que pessoas fora do perímetro estão a ser aconselhadas a evitar a área.

A Brown é uma instituição privada com cerca de 7.300 alunos de graduação e mais de três mil alunos de pós-graduação, sendo hoje o segundo dia de exames finais do semestre de outono.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.