Gripe e infeções respiratórias aumentam procura de hospitais, SNS 24 e INEM

A procura das urgências hospitalares, do SNS 24 e do INEM aumentou entre 1 e 7 de dezembro, impulsionada pelo aumento de casos de gripe e infeções respiratórias, que atingiram níveis superiores aos de épocas anteriores, segundo a DGS.

© D.R.

Segundo o Relatório de Resposta Sazonal em Saúde — Vigilância e Monitorização da Direção-Geral da Saúde, verificou-se, neste período, um aumento do número total de episódios de urgência hospitalar, totalizando 128.602, mais 1,7% do que na semana anterior.

O aumento foi acompanhando por uma subida de episódios de urgência por infeção respiratória aguda, que representaram 8,1% do total, mais 1,2 pontos percentuais em relação à semana anterior, e de casos por síndrome gripal (3,62%, +1,56 p.p.).

Este crescimento dos casos de gripe foi mais acentuado nos adultos entre os 19 e os 59 anos (26,6%; +4,0 p.p.) e com 65 ou mais anos (20%, +1,1 p.p.).

“Quando comparado com as épocas anteriores, observou-se uma proporção de episódios de urgência por síndrome gripal superior a todas as épocas anteriores e mais precoce”, sublinha a DGS.

Verificou-se, contudo, uma diminuição da proporção de episódios de urgência por síndrome gripal cujo destino foi o internamento (8,3%, -0,1 p.p.).

A nível nacional, observou-se um aumento da média móvel a sete dias da ocupação de camas em enfermaria por todas as causas (80,1%) e um aumento da ocupação de camas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) (70,1%).

Segundo o relatório, a proporção de doentes com diagnóstico de gripe admitidos em UCI diminuiu para 2,6%.

A mortalidade geral manteve-se dentro do esperado, embora se tenha registado excesso na região Norte e entre pessoas dos 75 aos 84 anos.

“A mortalidade proporcional por doenças do sistema respiratório (12,1%) apresentou uma tendência crescente, face às duas semanas anteriores, acima do observado no início da época (9,7% na semana 40 de 2025), mas abaixo do máximo observado na época 2024/2025 (16,5%)”, segundo uma análise preliminar das causas de morte.

Os dados também mostram um aumento de 4% dos atendimentos na Linha SNS24, que totalizaram 90.294.

Embora os atendimentos triados por febre tenham diminuído 10,5%, para 1.070 chamadas, os contactos por problema respiratório agudo aumentaram 21,4%, totalizando 30.166 atendimentos.

Apesar do aumento global da procura, os encaminhamentos da Linha SNS 24 para o serviço de urgência diminuíram 2,9%, assim como para os cuidados de saúde primários (-3,4%) e para o INEM (-74,5%). Em contraciclo, aumentaram os encaminhamentos para “autocuidados” (5,4%).

O INEM também observou uma subida de 6,9% no número de chamadas, contabilizando 36.382, e aumento de 4,6% do número de ocorrências (33.166).

Os dados revelam uma diminuição de 21,9% nas consultas médicas nos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde e um aumento da proporção de consultas por infeção respiratória aguda e por síndrome gripal.

Foram ainda reportados 16 casos da infeção por vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças com menos de 2 anos e “a notificação de casos de infeção por SARS-CoV-2 estabilizou”.

As coberturas vacinais contra a covid-19 e contra a gripe nos grupos etários com 60 ou mais anos corresponderam a cerca de 37% e 62%, respetivamente.

No âmbito do Programa Nacional de Vigilância da Gripe, foi reportada uma atividade gripal epidémica com tendência crescente.

A DGS apela à vacinação contra a covid-19 e contra a gripe e reforça a necessidade de utilização do SNS24 (808 24 24 24) como primeiro ponto de contacto com o sistema de saúde.

Últimas do País

A Proteção Civil regista até ao momento cinco mortos e 8.160 ocorrências provocadas pela passagem da depressão 'Kristin' por Portugal continental, maioritariamente queda de árvores e de estruturas, sendo as regiões mais afetadas Lisboa, Oeste e Coimbra.
O Governo anunciou hoje que o decreto de situação de calamidade abrange o período entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 1 de fevereiro e cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.
A PSP identificou um jovem de 24 anos suspeito de esfaquear outro, de 19, na quarta-feira junto de uma escola secundária na cidade de Aveiro, sem precisar se o agressor foi detido ou se está em parte incerta.
O Centro de Saúde da Moita, no distrito de Setúbal, está temporariamente encerrado por falta de energia elétrica na sequência da depressão Kristin, que passou por Portugal continental na madrugada e manhã de quarta-feira.
A passagem da depressão Kristin, na madrugada do dia 27, deixou inoperacionais 774 quilómetros (7%) de linhas de muita alta tensão e derrubou 61 postes, informou hoje a Rede Nacional de Transporte de Eletricidade (REN).
Uma operação da Polícia Judiciária (PJ) no Alentejo levou à apreensão de 82 mil litros de GBL, conhecida como a “droga da violação”, num dos maiores golpes alguma vez desferidos em Portugal contra o tráfico deste tipo de substâncias. O produto estava pronto a ser camuflado como detergente e enviado para mercados ilícitos em vários países.
A zona baixa da cidade de Alcácer do Sal, inundada devido à subida do Rio Sado, na quarta-feira, sem causar danos, acumula em algumas partes mais de um metro de altura de água, revelou fonte da câmara.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) vai fazer um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa na Páscoa, anunciou o presidente da organização, que espera que a ação tenha mais impacto do que a realizada hoje.
Durante oito dias, aterrorizou quem passava pelas Avenidas Novas. Encapuzados , armados e violentos, quatro jovens usaram os comboios da Linha de Sintra para chegar ao centro de Lisboa e assaltar vítimas ao entardecer.
Duas pessoas ficaram desalojadas ao início da manhã de hoje na sequência de um incêndio num prédio da freguesia de Ferreiros de Avões, no concelho de Lamego, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional do Douro.