Espanha com recorde de 97 milhões de turistas em 2025

Espanha recebeu no ano passado 97 milhões de turistas internacionais, mais 3,5% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, segundo uma estimativa oficial divulgada hoje pelo Governo.

© D.R

A despesa destes turistas em Espanha ascendeu a 135.000 milhões de euros, mais 6,8% do que em 2024, disse o ministro da Indústria e Turismo, Jordi Hereu, numa conferência de imprensa em Madrid.

O ministro destacou que os gastos dos turistas crescem mais do que o número de visitantes e considerou que o setor continua a expandir-se “mas ao ritmo e maneira desejáveis para o modelo de tripla sustentabilidade económica, social e ambiental”.

“A qualidade sobrepõe-se à quantidade”, afirmou, destacando os bons números “apesar de uma geopolítica complexa”.

Segundo Jordi Hereu, os números mostram que o turismo espanhol está a crescer de forma menos sazonal, “com mais e melhores produtos, desconcentrando os destinos e diversificando os mercados e as origens”.

O ministro sublinhou que as estimativas hoje divulgadas pelo Governo “se baseiam em múltiplos indicadores” que garantem a certeza dos dados.

Espanha é atualmente o segundo maior destino turístico do mundo, a seguir à França, que recebeu 100 milhões de turistas em 2024, segundo os dados oficiais mais recentes.

O turismo representou 12,6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Espanha em 2024, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, e dava trabalho a mais de 2,7 milhões de pessoas em Espanha no final de 2025, mais 2,4% do que um ano antes, disse hoje o ministro Jordi Hereu.

O impacto do turismo de massas, sobretudo os efeitos que tem no encarecimento da habitação, têm motivado protestos nos últimos dois anos em regiões e cidades espanholas como as Canárias, as Baleares, Barcelona ou Málaga.

Últimas do Mundo

Espanha recebeu no ano passado 97 milhões de turistas internacionais, mais 3,5% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, segundo uma estimativa oficial divulgada hoje pelo Governo.
A rede social X anunciou na quarta-feira que implementou medidas para impedir que a sua ferramenta de inteligência artificial Grok dispa "pessoas reais", em resposta às críticas e à pressão das autoridades de vários países.
A autoridade suíça da concorrência anunciou hoje que abriu uma investigação contra a ‘gigante’ americana Microsoft relativamente ao preço das suas licenças.
Portugal determinou na quarta-feira o encerramento temporário da embaixada no Irão, quando ocorrem manifestações massivas contra o regime iraniano, anunciou hoje o Ministério dos Negócios português.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou hoje que 2025 foi um dos três anos mais quentes desde que há registos.
A Google atualizou a sua política de controlo parental para que os pais tenham de dar o seu consentimento antes que um menor possa desativar a supervisão parental gerida pelo ‘Family Link’ na sua conta Google.
A coproprietária do bar La Constellation, na estância de esqui suíça Crans-Montana, onde morreram 40 pessoas num incêndio em 01 de janeiro, incluindo uma portuguesa, ficou hoje em liberdade condicional, decidiu o tribunal do cantão de Valais.
A Tailândia recebeu, no ano passado, 57.497 turistas portugueses, um aumento de 4,93% em relação a 2024, o que constitui um recorde, de acordo com dados hoje divulgados.
Uma segunda volta nas presidenciais implica novos boletins de voto, mas alguns emigrantes portugueses poderão ter de fazer a sua escolha nos boletins da primeira volta, se os novos não chegarem a tempo, segundo fonte oficial.
As perdas económicas decorrentes de catástrofes naturais em todo o mundo caíram quase 40% em 2025, mas o panorama global dos eventos climáticos extremos continua alarmante, afirmou hoje a resseguradora Munich Re.